Logo O POVO+
Festival Viva La Carne é atração em Fortaleza neste fim de semana
Vida & Arte

Festival Viva La Carne é atração em Fortaleza neste fim de semana

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Festival Viva La Carne proporcionará ao público oito horas de experiências  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O Festival Viva La Carne proporcionará ao público oito horas de experiências

Considerado hoje uma referência na culinária italiana em São Paulo, nem sempre esteve nos planos de Roberto Ravioli se tornar um prestigiado chef de cozinha. O prazer pela gastronomia, apesar de comum entre a família com descendência italiana, surgiu anos depois, enquanto ainda se dedicava a projetos arquitetônicos. Decidido a trocar a prancheta pelas panelas, o chef abriu o primeiro restaurante, o Empório Ravioli, na capital paulista durante os anos 1980. De lá para cá, acumula mais de 20 anos de carreira com participações em grandes eventos, como a Fórmula 1, a assinatura de cardápios dos shows de Luciano Pavarotti e Rolling Stones, além de já ter trabalhado nos Estados Unidos, México e Itália. Com sua larga experiência gastronômica, Roberto Ravioli é uma das atrações principais no Festival Viva La Carne, que desembarca no Iate Clube de Fortaleza neste domingo, 24.

Responsável por reunir em um mesmo evento grandes nomes da gastronomia, o Festival Viva La Carne, sediado pela primeira vez na Capital, proporciona ao público oito horas de all inclusive (comida e cerveja liberados). Nos moldes dos maiores festivais de churrasco do mundo, o evento também traz programação musical, espaço para crianças e ainda uma área de formação com workshops, com foco principal na apreciação de carnes nobres e cortes especiais.

Em entrevista ao O POVO, o chef Roberto Ravioli deu dicas para quem quer preparar um churrasco ideal, e compartilhou suas apostas sobre as tendências gastronômicas para este ano.

"A primeira dica é escolher a carne pela qualidade, hoje é possível encontrar fornecedores com produtos de ponta disponíveis. Um detalhe importante é não ter pressa para servir a carne e deixar descansar por um a dois minutos, para que os sucos se concentrem dando suculência à carne", compartilha o chef.

Sobre as tendências gastronômicas para 2019, Ravioli aposta em uma maior preocupação dos clientes na relação entre preço e qualidade. "Acredito que cada vez mais a tendência estará na busca do custo-benefício, a criatividade e a formação de cardápios apoiam-se nos valores de mercado dos insumos, custos fixos e variáveis que compõem o prato final", aposta Ravioli. Já para tendências mais antigas que se renovam ao longo dos anos, o chef aposta que o churrasco, a pizza e o spaghetti al sugo sempre terão um espaço na mesa dos brasileiros.

Desde 2017 o chef é presença garantida nos sábados da Globo, com o quadro "Toque do Ravioli", no programa É de Casa. Desde então, ele tem notado um maior interesse dos brasileiros em aprender mais sobre gastronomia. "As pessoas estão cada vez mais informadas e curiosas sobre o tema. A TV, os canais do Youtube e revistas especializadas são alguns dos meios que estão em alta para aqueles que se interessam pela gastronomia", revela o chef.

Além de Ravioli, o Festival Viva la Carne receberá também os chefs Jimmy Ogro, Paula Labaki, Mario Portella, Ednardo Alencar, Hércules Monteiro, Helvécio Maciel, Reinaldo Lee, Romulo Morente e Daniel Lee. A programação tem início a partir das 12 horas no Iate Clube.

Festival Viva La Carne em Fortaleza

Quando: domingo, 24, a partir das 12 horas

Onde: Iate Clube (Av. Vicente de Castro, 4813 - Cais do Porto)

Ingressos: R$ 268 (inteira) - Restaurante Cabaña Del Primo (Shopping RioMar Fortaleza) ou www.efolia.com.br

Mais informações: (85) 98101 2188

Instagram: @vivalacarnefestival

O que você achou desse conteúdo?