Logo O POVO+
Espetáculo "Barracal" é encenado no Cineteatro São Luiz
Vida & Arte

Espetáculo "Barracal" é encenado no Cineteatro São Luiz

Edição Impressa
Tipo Notícia
Espetáculo Barracal  (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Espetáculo Barracal

A extinta favela de Canindé, onde hoje estão situados os bairros da Zona Leste de São Paulo, já viveu uma das mais importantes escritoras brasileiras. Negra, pobre e favelada, Carolina Maria de Jesus usava cadernos achados no lixo para registrar os infortúnios e o cotidiano dos moradores da favela. Os escritos de Carolina Maria, que ganharam o mundo com o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, serão relembrados no palco do Cineteatro São Luiz, com o espetáculo Barracal.

O livro publicado em 1960 foi adaptado para o teatro, e estreará nos moldes de uma montagem cênica, neste sábado, 23, com acesso gratuito, no equipamento situado na Praça do Ferreira. Barracal pinça relatos da obra da escritora e costura com uma figura bastante representativa na cultura popular: o cantor e compositor Cartola. "Pensei em fazer uma dramaturgia ligando os dois, que têm histórias parecidas. Muitas pessoas que vão querer ir ao teatro por causa dele, e acabarão conhecendo um pouco sobre Carolina Maria", foi o que apostou Andreia Pires, que assina a direção da montagem.

Apesar de ressaltar que Carolina de Jesus também escreveu músicas contando suas histórias, Andreia pondera que o fato de criar um espetáculo musicado, a partir das composições de Cartola, fazem com que o trabalho alcance mais pessoas. Além de ressaltar um traço da personalidade da escritora, que não queria ser vista como pessoa triste. Quem assina a direção musical é Pedro Madeira, responsável por fazer o recorte na obra com músicas de Cartola que dialogam com o Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada.

Quando: sábado, 23 de março, às 19 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)

Gratuito

O que você achou desse conteúdo?