Logo O POVO+
Projeto Caixa de Pandora levará filmes independentes para cinemas da rede Cinépolis
Vida & Arte

Projeto Caixa de Pandora levará filmes independentes para cinemas da rede Cinépolis

A rede Cinépolis lançou projeto para exibição de filmes independente premiados e exibidos em festivais. Vinte e cinco salas receberão a programação. Fortaleza está no roteiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O filme Margot Encontra Margot será o primeiro longa-metragem a entrar na programação do novo projeto. A estreia acontece em 4 de abril 
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O filme Margot Encontra Margot será o primeiro longa-metragem a entrar na programação do novo projeto. A estreia acontece em 4 de abril

 Na mitologia grega, Caixa de Pandora era um artefato que concentrava todos os males do mundo, mas que, no fundo - lá no fundo - ainda continha a esperança. Em uma época em que é comum ler sobre a retração de investimento em projetos culturais no Brasil, temos uma boa notícia para quem é apaixonado por cinema.

Foi lançado o Caixa de Pandora, mas aqui nada de males, só esperança. O projeto é voltado para a exibição de filmes independentes, premiados e exibidos em festivais, das mais diversas nacionalidades. E já tem data para começar: em 4 de abril, uma quinta-feira, a Cinépolis passa a exibir em sua programação filmes inéditos nacionais e internacionais, de diretores consagrados e jovens talentos, com passagens nos festivais mais importantes, como Cannes, Sundance, Veneza, Berlim e Toronto. A curadoria é da Pandora Filmes, distribuidora nacional que construiu sua história e tem o lastro exibidor exatamente neste segemento.

"A Pandora sempre buscou ampliar os horizontes da distribuição de filmes independentes no Brasil. E este projeto com a Cinépolis é a síntese dessa missão, um grande estímulo à diversidade cultural", explica Paula Cosenza, sócia da Pandora Filmes.

O objetivo é de, ao mesmo tempo em que se formam novas plateias, resgatar também os cinéfilos que desistiram de ir ao cinema, geralmente órfãos de opções em cartaz, em um cenário de cinemas inundados por blockbusters e superproduções hollywoodianas.

O projeto abrangerá 25 salas da rede em todo o Brasil, incluindo Fortaleza, que receberá programação no complexo do Shopping RioMar (Papicu). Haverá sempre uma sessão por dia, em horário nobre (entre as 18h e 20 horas). "Escolhemos na Capital cearense o cinema do RioMar, pois ali temos uma sala consolidada e um público que já consome filmes diferentes com o projeto Cinema de Arte. Com o Caixa de Pandora, nós não vamos substituí-lo, e sim adicionar mais uma opção de uma obra que dialoga com este público, com a possibilidade de exibição em salas tradicionais ou VIP", explica o presidente da Cinépolis Brasil, Luiz Gonzaga de Luca.

Inicialmente, o calendário está fechado para o primeiro semestre, tendo um cardápio com seleção de filmes notáveis e diversificados. O francês Quando Margot Encontra Margot (04/04), o americano O Mau Exemplo de Cameron Post (18/04), o suspense nacional A Sombra do Pai (02/05), o mexicano Compra-me um Revólver (16/05) e o documentário Adoniran - Meu Nome É João Rubinato (data a confirmar) estão no itinerário.

"Nós vamos priorizar os lançamentos, filmes inéditos no mercado nacional. Vamos sempre tentar trazer um filme mais breve possível após seu lançamento no exterior ou especificamente em festivais pelo mundo. Às vezes, há algumas restrições que impendem essa estreia imediata, mas a ideia é lançar os filmes mais fortes, nesta linha que trabalhamos para que o público cada vez mais tenha interesse no projeto", ressalta André Sturm, sócio da Pandora Filmes.

O jornalista viajou a convite da Pandora Filmes

Complexos que participam da Pandora Filmes

Fortaleza
Cinépolis RioMar Fortaleza

São Paulo
Cinépolis JK Iguatemi

Barueri
Cinépolis Iguatemi Alphaville

Bauru
Cinépolis Nações Bauru

Campinas
Cinepolis Campinas Shopping

Guarulhos
Cinépolis Parque Maia

Jundiaí
Cinepolis Jundiaí Shopping

Sorocaba
Cinepolis Iguatemi Esplanada Sorocaba

Ribeirão Preto
Cinepolis Iguatemi Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Cinépolis Iguatemi São José do Rio Preto

Rio de Janeiro
Cinepolis Lagoon São José

Cinépolis Continente Park

Uberlândia
Cinépolis Center Shopping Uberlândia

Curtiba
Cinepolis Patio Batel

Caxias do Sul
Cinépolis San Pelegrino

Santa Maria
Cinépolis Praça Nova

Olinda
Cinépolis Patteo Olinda
Macapá
Cinépolis Amapá Garden

João Pessoa
Cinépolis Manaíra Shopping

São Luis
Cinépolis São Luís Shopping

Natal
Cinépolis Natal Shopping

Belém
Cinépolis Boulervard Belém

Manaus
Cinépolis Millennium

Salvador
Cinépolis Bela Vista

Teresina
Cinépolis Rio Poty

O que você achou desse conteúdo?