Logo O POVO+
Narrativas de um Brasil nas telas
Vida & Arte

Narrativas de um Brasil nas telas

|Mostra| No Espaço Cultural Unifor, a exposição Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz apresenta diferentes fases do modernismo nas artes visuais brasileiras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Lasar Segall, "Duas amigas" (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Lasar Segall, "Duas amigas"

Em busca dos momentos iniciais de afirmação do modernismo no Brasil, a Universidade de Fortaleza (Unifor) apresenta a partir da próxima quinta-feira, 21, exposição inédita com 77 obras de sua coleção particular no Espaço Cultural Unifor. Com o título Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz, a mostra reúne algumas das mais expressivas obras de arte moderna criadas por artistas brasileiros ou radicados no Brasil das décadas de 1920 a 1960, em uma narrativa contada a partir de muitos pincéis, texturas e experimentações.

Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, a exposição percorreu alguns estados do Brasil além de Lisboa (Portugal) e Roma (Itália), desde 2015. A mostra aborda os momentos iniciais do modernismo brasileiro até se aproximar das tendências contemporâneas. "Geralmente, a historiografia da arte brasileira entende que existem dois momentos áureos na arte moderna, nas décadas de 1920 e 1950. O papel da mostra é falar que também os anos 1930 e 1940, embora menos evidenciados, contém obras fundamentais para entender o percurso da arte moderna no País", explica.

A mostra tem início com telas sobre a fase "heroica" do modernismo no Brasil, momento no qual se nota diversas tentativas de renovação formal nas artes visuais. Esse primeiro recorte temporal da exposição, como explica a curadora, traz diversos artistas brasileiros que residiam em Paris, onde puderam ter seus primeiros contatos com as vanguardas históricas que impulsionaram profundas mudanças no modo de conceber arte. "Esse primeiro momento apresenta uma tendência construtiva, com pinturas ou esculturas que prezam a forma e geometrização das figuras, além de um viés muito expressivo que se contrapõe".

"É importante lançar esse olhar sobre obras que já são expressivas historicamente, mas também descobrir obras ainda pouco evidenciadas", continua Regina. "Flávio de Carvalho, por exemplo, é muito conhecido por seu impressionismo, mas apresenta importantes 'exceções' em sua obra, que são suas aquarelas sobre paisagens urbanas", aponta. Além de Flávio de Carvalho, a mostra traz telas de Ernesto de Fiori e Alfredo Volpi, que, surgidos nas décadas de 1930 e 1940, tornaram-se referências para as gerações de artistas subsequentes. "Muita gente aprendeu olhando para a pintura deles, e esse olhar para as referências considero um ponto importante com o recorte que procurei dar nesta curadoria", pontua.

De acordo com Regina, a exposição procura apresentar uma síntese da arte moderna no País para um público de diferentes idades, por isso prioriza uma abordagem didática. "A ideia da curadoria é introduzir as pessoas nesse período, por meio de obras que são bastante didáticas e representativas", diz.

Um dos destaques da mostra é a obra Duas Amigas (1936), do artista lituano Lasar Segall, radicado no Brasil. Considerada pintura referencial na fase expressionista do artista, a obra emprega cores não realistas e parte de tendências cubistas, explorando figuras e planos geometrizados. Também é dele a tela Figura sentada entre flores, pintada entre 1924 e 1928.

A mostra também apresenta a obra Excitável, do cearense Sérvulo Esmeraldo, que data do fim dos anos 1960. "Posicionada no fim da exposição, essa obra traz um artista local que se projetou mundial e nacionalmente. Sérvulo é sem dúvida um artista fora da curva", considera Regina.

Antes da temporada em Fortaleza, a exposição itinerante já teve passagens por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, além de Portugal e Itália. Percorrendo artistas que passeiam pela abstração e gestualidade, a exposição finaliza abrindo caminhos para compreender a arte contemporânea e suas experimentações, buscando aproximações com o público.

Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz

Quando: de 22 de março a 11 de agosto de 2019. De terça a sexta, das 9h às 19h. Sábados e domingos, das 10h às 18h

Onde: Espaço Cultural Unifor (av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)

Gratuito

Telefone: 3477 3319

Semana de Arte Unifor Programação

20 (QUARTA-FEIRA)

19h - Palestra "Uma coleção excepcional", no auditório da Biblioteca Unifor

Com Pedro Corrêa do Lago

21 (QUINTA-FEIRA)

9h - Palestra sobre a exposição Arte Moderna
na Coleção Fundação
Edson Queiroz

No Auditório da Biblioteca Unifor, com a curadora Regina Teixeira de Barros

11h - Lançamento do catálogo da exposição Arte Moderna
na Coleção Fundação
Edson Queiroz

No hall do Auditório da Biblioteca Unifor

13h30 - Cineclube Unifor, com exibição do filme Portinari
do Brasil

Em seguida, debate com Max Perlingeiro, curador e diretor da galeria Multiarte, e Karla Patrícia Holanda Martins, psicanalista e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, moderado pelo professor Marcio Acselrad

Na Sala A da Videoteca Unifor

19h - Abertura da exposição Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz

No Espaço Cultural Unifor

22 (SEXTA-FEIRA)

9h - Mesa-redonda "Teto de vidro - Universo feminino no mundo das artes", com:

- Gina Pompeu (moderadora)

- Beatriz Alcântara

- Socorro Torquato (Côca)

- Tânia Vasconcelos

11h - Visita guiada à exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global, com a trilha sonora da playlist da Unifor no Spotify, com a curadora Denise Mattar

19h - Mesa-redonda "Tesouros da Biblioteca Acervos Especiais" 

 

23 (SÁBADO)

9h - Apresentação da Orquestra Sanfônica Infantil da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

No hall térreo do Espaço Cultural Unifor

9h30 às 11h - Oficina de artes para crianças

No Ateliê Educativo do Espaço Cultural Unifor

16h - Contação de histórias com o projeto Tarde com Arte, do Grupo Mirante de
Teatro Unifor

No Espaço Cultural Unifor

20h - Apresentação da peça Tarsila, com o Grupo Mirante de Teatro Unifor

No Teatro Celina Queiroz

 

24 (DOMINGO)

19h - Apresentação da peça Tarsila, com o Grupo Mirante de Teatro Unifor

No Teatro Celina Queiroz

Valor: R$ 30 (inteira)
e R$ 15 (meia)

O que você achou desse conteúdo?