Logo O POVO+
Boardgames e RPG são destaque na programação dos fins de semana no O POVO
Vida & Arte

Boardgames e RPG são destaque na programação dos fins de semana no O POVO

Até o mês de julho, programação semanal ocupa o Espaço O POVO de Cultura & Arte com jogos de tabuleiro e RPG. Os fãs e curiosos podem participar, sempre com acesso gratuito
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A programação segue até o dia 27 de julho, sempre com acesso gratuito  (Foto: Evilazio Bezerra )
Foto: Evilazio Bezerra A programação segue até o dia 27 de julho, sempre com acesso gratuito

De uma brincadeira entre amigos, para um dos maiores grupos de RPG de Fortaleza. Foi assim que começou a trajetória da Vila do RPG. Hoje, o grupo realiza encontros espalhados por diversos equipamentos de Fortaleza. Desde o sábado passado, dia 9, o grupo tem endereço também no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO, a Vila do RPG realiza, aos sábados, encontros durante todo o semestre, até o dia 27 de julho. As atividades acontecem a partir das 13 horas, com acesso gratuito. Neste fim de semana, a programação segue. 

As jogatinas - como são chamadas as partidas - de RPG colocam os participantes criando personagens para interagir dentro de um universo imaginário, desenvolvendo coletivamente uma narrativa a cada partida jogada. Os jogos de tabuleiro também estarão disponíveis para jogar durante os encontros. Dungeons & Dragons, Tormenta e Vampiro a Máscara são as mesas de RPG que estarão disponíveis, garante Dimitri Gadelha, um dos fundadores do Vila do RPG.

Antes visto como hobby, o grupo surgiu no início dos anos 2000, para só em 2010 começar a ganhar encontros oficias com outros jogadores de RPG. "Éramos um grupo de amigos que jogava em casa mesmo, aí, tivemos a ideia de expandir por Fortaleza, para agregar outros grupos e pessoas que tinham interesse em jogar", resgata Dimitri.

A iniciativa de trazer o Vila do RPG para o Espaço O POVO, faz parte de uma parceria que já vem sendo maturada desde 2018, no Festival Vida&Arte, com o anúncio da criação do Fortaleza Nerd, uma plataforma de conteúdos que mistura cultura pop, nerd e geek.

"Com essas iniciativas de março até julho, a gente quer aproximar produtores de conteúdo, consumidores e quem trabalha com produtos voltados para o público nerd, preparando para o Fortaleza Nerd, que será lançado em breve", contextualiza Alice Falcão, uma das produtoras da iniciativa no GCOP.

Imerso há anos nessa cultura nerd, Dimitri enxerga essa iniciativa como um ganho para quem consome esse tipo de produto. "Nos últimos anos, tanto a cena nerd, como a geek vêm se fortalecendo, com os expoentes que a gente tem em Fortaleza. O Fortaleza Nerd vem como um catalisador, onde essa cultura pode fluir, aglutinando produções e consumidores", avalia Dimitri.

Ly Pucca, da Pandora Jogos, é a responsável pelos boardgames na Vila do RPG. Para aqueles que nunca ouviram falar, ela explica que boardgames e RPG caminham paralelos. "Boardgames são os jogos de tabuleiro modernos. Para os leigos, os jogos de tabuleiros mais conhecidos são War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Damas, Gamão", explica.

Entretanto, a variedade dos ditos jogos de tabuleiros atualizados é bem mais vasta do que imaginamos. "Jogos com miniatura, jogos com missões em que todos tem a mesma missão e jogam contra o tabuleiro, jogos competitivos, educacionais... Tem uma gama de jogos", exemplifica. (Danielber Noronha e Izadora Paula/Especial para O POVO)

Vila do RPG no Espaço O POVO

Quando: aos sábados, sempre às 13 horas

Cronograma de jogatinas:

9, 16, 23, 30 de março

6, 13, 20, 27 de abril

4, 11, 18 de maio

1, 8, 15, 22, 29 de junho.

6, 13, 20, 27 de julho

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282 - José Bonifácio)

Acesso gratuito

O que você achou desse conteúdo?