Logo O POVO+
Autor de Casa no Campo, Tavito morre aos 71 anos
Vida & Arte

Autor de Casa no Campo, Tavito morre aos 71 anos

| são paulo | O compositor estava internado para tratar de um câncer na língua
Edição Impressa
Tipo Notícia
Cláudio Nucci, Amelinha e Tavito 
 (Foto: Reprodução Facebook)
Foto: Reprodução Facebook Cláudio Nucci, Amelinha e Tavito

Uma casa no campo com carneiros e cabras pastando solenes no jardim, onde se possa ficar do tamanho da paz. Esse pedaço de paraíso, imortalizado por Elis Regina na interpretação de Casa no Campo, foi idealizado por Zé Rodrix e Tavito no início dos anos 1970. Mineiro de Belo Horizonte, Tavito faleceu na manhã de ontem, 26, em São Paulo, aos 71 anos.

Tavito estava internado no Hospital Sancta Maggiore para tratar um câncer na língua. A notícia foi dada pelo amigo e músico Sonekka Osmar Lazarini. "Ele descobriu um câncer embaixo da língua. Aí foi tratar, acabaram com a boca dele, não podia beber, engolir, puseram sonda, que virou infecção, que passou pro pulmão, que virou UTI e é isso", informou em postagem no facebook. "Eu costumo dizer que quando parte um compositor, uma parte do coração de outros compositores vai junto. Neste caso, vai meio coração. A gente fica fraco, bem mais fraco. Tavito era luz e boa companhia. Com ele a música valia a pena, ainda que em sonho distante", completou.

Nascido Luís Otávio de Melo Carvalho, em 26 de janeiro de 1948, Tavito fez parte da história do festivais e foi convidado por Milton Nascimento a integrar a banda que iria lhe acompanhar em shows. Assim nasceu o Som Imaginário, uma das mais importantes formações instrumentais brasileiras que contava ainda com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Zé Rodrix e outros. Com este último, ele compôs seu maior sucesso, Casa no Campo, lançada por Elis em 1972, apresentada um ano antes do V Festival Internacional da Canção.

Autor também do sucesso Rua Ramalhete, Tavito gravou seis álbuns solo, sendo o mais recente, Mineiro, de 2014. No início deste mês ele se reuniu com Ricardo Vignini, Zé Geraldo, Tuia e Guarabyra para celebrar o rock rural num projeto também lançado em disco. Ao lado de Beto Guedes, Flávio Venturini, Lô Borges e Milton, ele integrou a geração de compositores conhecida como Clube da Esquina. Tavito fez ainda uma longa carreira no mercado publicitário, onde se destaca a parceria com Aldir Blanc em Coração Verde e Amarelo, tema da rede Globo para a Copa do Mundo de 1994. Suas composições foram gravadas por nomes como Zizi Possi, Amelinha, Zé Ramalho e outros. (Marcos Sampaio)

O que você achou desse conteúdo?