Logo O POVO+
Com venda e troca de HQs, XX Feira de Quadrinhos ocorre neste domingo
Vida & Arte

Com venda e troca de HQs, XX Feira de Quadrinhos ocorre neste domingo

| Domingo | Espaço O POVO de Cultura & Arte recebe a XX Feira Livre de Quadrinhos. Estão programadas venda e troca de HQs, além de exposição de obras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Paulo Moreira é um dos convidados da Feira.  (Foto: Paulo Moreira)
Foto: Paulo Moreira Paulo Moreira é um dos convidados da Feira.

Uma tarde em meio a revistas em quadrinhos, mangás, graphic novels e ótimas conversas sobre super-heróis. Na vigésima edição da Feira Livre de Quadrinhos, que acontece no próximo domingo, 10, os fãs da nona arte têm um encontro marcado no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Na feira, haverá espaços para troca e venda de HQs, além da exposição de trabalhos de artistas, ilustradores e quadrinistas locais. O evento trimestral é gratuito e organizado pela Feira Livre de Quadrinhos (FLQ), com apoio do O POVO e do Vida&Arte.

O projeto foi criada em 2015 e, aos poucos, foi ganhando espaço dentro do cenário nerd de Fortaleza. "A primeira edição aconteceu quando uma moça que iria viajar organizou uma feira na praça da Gentilândia para vender seus HQs. Juntamente com um grupo de amigos, eu criei um elo bem legal na feira, e, então, levamos pra frente outras edições", lembra Rildon Oliver.

Nascido com caráter independente, o evento, aos poucos, se consolidou entre colecionadores e entusiastas. A Feira Livre de Quadrinhos, como explica Rildon, apresenta a proposta de ser um espaço de interação entre pessoas que querem vender, comprar, trocar ou mesmo conhecer mais sobre a variedade das HQs.

Nesta edição, os artistas irão produzir obras exclusivas de personalidades do Estado trajados de personagens de quadrinhos e cultura pop. Na programação do evento, alguns ilustradores cearenses já estão confirmados. Entre eles, Everton Veras, Nathalia Garcia, Alexandre Nascimento, J.J. Marreiro, Fernando Lima, Carlos Henrique Guabiras (do O POVO), Nycolas Di, Erika Sampaio, Rafael Dantas, Brendda Lima, Dharilya Sales, Walber Feijó, Heron Vitor Sales, Nádia Lopes, Adriano Sapão e Pow Rodrix.

Um dos destaques será a presença do quadrinista Paulo Moreira, de João Pessoa (PB). Em 2016, ele criou uma página de humor em quadrinhos e, desde então, reuniu mais de 110 mil seguidores com histórias originais e cheias de referências a super-heróis, situações cotidianas, baratas voadoras e "outras mizeras", aproximando a cultura pop da regionalidade tão característica.

Para Ronier, o evento é importante para atrair novos públicos e leitores."Tem gente que lê quadrinhos há muitos anos e não sabe que temos tantos ilustradores bacanas aqui no Ceará. Nosso papel é também apresentar esses talentos para o público cearense que consome quadrinhos", conta.

O projeto trimestral é gratuito e tem apoio do O POVO e do Vida&Arte. Para Alice Falcão, produtora do evento, a parceria surgiu a partir da proposta de criar uma ponte de relacionamento entre o Grupo de Comunicação O POVO e o público nerd. "Buscamos tornar a estrutura desse espaço o mais confortável possível pra quem vender, expor, ou mesmo pra quem quer curtir o evento", conta. Ela também destaca a criação do projeto Fortaleza Nerd, iniciativa do O POVO, que busca firmar parcerias locais com produtores culturais.

Uma das atrações da feira é o Beco dos Artistas - Espaço Al Rio, reservado para mostrar nossos talentos e celebrar o trabalho dos artistas locais. O espaço homenageia Álvaro Rio, um dos grandes desbravadores cearenses do mercado de quadrinhos mundiais. "Fortaleza tem uma cultura de consumo e produção de quadrinhos muito ativa, mas percebo que ainda é meio fechada, então acho muito válido ter a oportunidade de conhecer o que se tem feito de quadrinhos na cidade em espaços assim, é algo que tem crescido bastante", complementa Rildon.

Em 2018, aconteceram cinco edições da feira, sendo uma especial de Natal. Este ano, estão previstas mais ações interativas, sorteios e desafios de perguntas e respostas, além de diversas premiações. O espaço de troca e vendas de quadrinhos e artigos de decoração acontecerá no no jardim e as demais atividades no espaço interior. Além disso, os participantes poderão contar com o serviço de café no espaço da livraria.

XX Feira Livre de Quadrinhos

Quando: 10 de março, às 13h

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte. Avenida Aguanambi, 282, José Bonifácio

Quanto: gratuito

O que você achou desse conteúdo?