Logo O POVO+
La Femme Bateau poderá ser recolocada na ponte neste semestre
Vida & Arte

La Femme Bateau poderá ser recolocada na ponte neste semestre

Edição Impressa
Tipo Notícia

Ela é uma das obras mais reconhecidas da vasta produção de Sérvulo Esmeraldo. Disposta nas longarinas da Ponte dos Ingleses e banhada pelo mar, La Femme Bateau se tornou um ícone entre os frequentadores da Praia de Iracema. Instalada pela primeira vez em 1994, a obra era uma escultura cinética em fibra de vidro, com medidas de 1,50 por 5,5 metros. Como boa navegante, a "Mulher-Barco" teve idas e vindas para esse porto. Sua última chegada foi em 2017, quando a obra foi reconstruída em aço inox pintado.

Mas, atualmente, a "Mulher-Barco" sonhada por Sérvulo Esmeraldo como guia e farol para os fortalezenses não está disponível para apreciação de quem circula pela praia. A peça - que havia sido novamente implantada graças ao projeto "Reconstrução, Restauro e Conservação de Esculturas de Sérvulo Esmeraldo", uma parceria da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) com o Instituto Sérvulo Esmeraldo - foi deslocada das longarinas onde estava devido a força da ressaca do mar. Era fevereiro de 2018, um ano atrás, e criou-se uma verdadeira comoção na Cidade. Todos queriam saber para onde havia ido La Femme Bateau e quando ela voltaria. Isso acontece porque, ao lado do naufragado Mara Hope, a peça de Sérvulo Esmeraldo é uma das referências da Praia de Iracema. Não raro, encontramos pessoas com camisetas e outros itens estampando os contornos da escultura.

Ao O POVO, Dodora Guimarães contou do desejo de ter a peça disponível novamente para apreciação pública, uma vez que ela está totalmente restaurada mas ainda não voltou ao seu lugar ideal simplesmente por conta de burocracias. "A Secultfor realizou todos os esforços para buscar e resgatar, junto ao Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a obra que se encontra hoje em posse do Instituto Sérvulo Esmeraldo, órgão detentor da escultura", explicou o órgão em nota, que diz ainda que "atualmente, encontra-se em andamento o processo para firmar parceria entre a Secultfor e o Instituto Sérvulo Esmeraldo visando o restauro e a instalação da La Femme Bateau. A previsão é que a obra retorne à Cidade ainda neste semestre".

 

O que você achou desse conteúdo?