PUBLICIDADE
Jornal
MODA

A influência da novela na moda

| verão 90 | Nova trama das sete, que estreia hoje na TV Globo, resgata a atmosfera dos anos 1990 em uma produção jovem e cool que traz a moda em evidência

01/02/2019 04:04:39

A novela na TV sempre foi um elemento visual muito forte. Desde a sua estreia com Ilusões Perdidas (1965), na Globo, a fala e o gênio da personagem passaram a ter outra dimensão. Impossível pensar nos folhetins e não associar logo de cara a uma dessas imagens, muitas vezes, espelho do cotidiano.

A influência desse tipo de produção marca o comportamento hoje como também serve de referência para novas interpretações trazendo uma repescagem de trends à tona. Alguém ouviu Verão 90? A próxima novela das sete é o comeback da década na moda.

Além da passarela, com o mood criativo de grifes que surfam na onda jovem e cool, são as novelas grandes impulsionadoras da moda, e dos modos. A partir de hoje, Verão 90, com Isabelle Drumond e Claudia Raia no time, alimentará ainda mais esta ideia.

O folhetim pop, com direção artística de Jorge Fernando, concluirá a sua passagem de tempo ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1990. Será de lá as boas-vindas - de volta - às sobreposições, color blocks, coletes, gargantilhas... Mais do que elementos visuais, provocações estéticas?

Para a professora Emanuelle Kelly, do curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estudiosa da área de Sociologia, a novela assume mais do que a visão, às vezes, preconceituosa, em relação ao próprio consumo noveleiro. "É um fato social", ajuda a entender. Nesse embarque, que não deixa de ser cultural, "ela é tanto influenciadora do comportamento quanto um reflexo do que a gente vê na sociedade", explica.

No Brasil, o seu papel é, ainda, peculiar. Diante de várias culturas - e climas - diferentes dentro de uma mesma nação, a novela é esse unificador, "uma espécie de válvula de coesão social", diz a professora. "Ela difunde para o País inteiro o mesmo padrão de comportamento, os mesmos fatores de estética, formas, cores, as mesmas modas", justifica.

A década dos anos 1990, que se destacará na novela das sete, já ronda este cenário faz tempo. Não por acaso, ela ressurgirá em uma pegada cool na colagem de looks. "Por ter sido a última do século XX, podemos nos referir à década como uma mistura dos estilos anteriores. É descontraída, leve..., muito marcada pela presença juvenil, na moda", antecipa a Verão 90.

Hoje, esse olhar noventista também vem em um momento que coincide com a proximidade dos jovens frente às tecnologias digitais. "É atuante, principalmente em relação à estética", analisa, como mais um link de atenção à trama, na TV.

POR JULLY LOURENÇO