Logo O POVO+
A influência da novela na moda
Vida & Arte

A influência da novela na moda

| verão 90 | Nova trama das sete, que estreia hoje na TV Globo, resgata a atmosfera dos anos 1990 em uma produção jovem e cool que traz a moda em evidência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

A novela na TV sempre foi um elemento visual muito forte. Desde a sua estreia com Ilusões Perdidas (1965), na Globo, a fala e o gênio da personagem passaram a ter outra dimensão. Impossível pensar nos folhetins e não associar logo de cara a uma dessas imagens, muitas vezes, espelho do cotidiano.

A influência desse tipo de produção marca o comportamento hoje como também serve de referência para novas interpretações trazendo uma repescagem de trends à tona. Alguém ouviu Verão 90? A próxima novela das sete é o comeback da década na moda.

Além da passarela, com o mood criativo de grifes que surfam na onda jovem e cool, são as novelas grandes impulsionadoras da moda, e dos modos. A partir de hoje, Verão 90, com Isabelle Drumond e Claudia Raia no time, alimentará ainda mais esta ideia.

O folhetim pop, com direção artística de Jorge Fernando, concluirá a sua passagem de tempo ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1990. Será de lá as boas-vindas - de volta - às sobreposições, color blocks, coletes, gargantilhas... Mais do que elementos visuais, provocações estéticas?

Para a professora Emanuelle Kelly, do curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estudiosa da área de Sociologia, a novela assume mais do que a visão, às vezes, preconceituosa, em relação ao próprio consumo noveleiro. "É um fato social", ajuda a entender. Nesse embarque, que não deixa de ser cultural, "ela é tanto influenciadora do comportamento quanto um reflexo do que a gente vê na sociedade", explica.

No Brasil, o seu papel é, ainda, peculiar. Diante de várias culturas - e climas - diferentes dentro de uma mesma nação, a novela é esse unificador, "uma espécie de válvula de coesão social", diz a professora. "Ela difunde para o País inteiro o mesmo padrão de comportamento, os mesmos fatores de estética, formas, cores, as mesmas modas", justifica.

A década dos anos 1990, que se destacará na novela das sete, já ronda este cenário faz tempo. Não por acaso, ela ressurgirá em uma pegada cool na colagem de looks. "Por ter sido a última do século XX, podemos nos referir à década como uma mistura dos estilos anteriores. É descontraída, leve..., muito marcada pela presença juvenil, na moda", antecipa a Verão 90.

Hoje, esse olhar noventista também vem em um momento que coincide com a proximidade dos jovens frente às tecnologias digitais. "É atuante, principalmente em relação à estética", analisa, como mais um link de atenção à trama, na TV.

Maurício Mattar e Andréa Beltrão em A Viagem, 1994
Maurício Mattar e Andréa Beltrão em A Viagem, 1994

Túnel do tempo

Uma novela é um prato cheio para quem gosta de observar, além da história, o visual que a compõe. Direto do túnel do tempo, que tal voltar às produções dos anos 1990? Uma primeira lembrança vem lá de 1993. O ano nos presenteou com duas versões de Glória Pires. Marcou também a moda. Raquel, por exemplo, usava roupas extravagantes e joias chamativas. Pulando para o ano seguinte, 1994, alguém que assistiu Quatro por Quatro com Letícia Spiller sendo uma das principais influencers 90's, com aquela margarida artificial para prender o cabelo? O figurino de Babalu roubava a cena, e não só por este detalhe, que virou febre nas ruas, na época. Quem também ditou moda foi a Vera de Explode Coração. "Usava um colar de três fios de ouro que virou uma coqueluche", atribui o Memória Globo à personagem. Relembre!

Andréa Beltrão em A Viagem, 1994

Glória Pires em Mulheres de Areia, 1993

Lavínia Vlasak e Glória Pires em O Rei do Gado, 1996

Marcello Novaes e Letícia Spiller em Quatro por Quatro, 1994

Maria Luisa Mendonça, como Vera, em Explode Coração, 1995

Renée de Vielmond e Rodrigo Santoro em Explode Coração, 1995

Guilherme Fontes em A Viagem, 1994

Fábio Assunção em O Rei do Gado, 1996

Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz em Por Amor, 1997

Victor Fasano e Cássio Gabus Mendes em Tropicaliente, 1994

O que você achou desse conteúdo?