PUBLICIDADE
Jornal
PRÉ-CARNAVAL

"Quanto riso. Oh, quanta alegria!"

30/01/2019 15:22:11

Se você já inventou uma fantasia e renovou seu estoque de glitter, a hora de se esquematizar é agora. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, divulgou nesta quarta-feira, 30, sua programação oficial de Pré-Carnaval, que inicia amanhã, 1º, e segue até o dia 24 de fevereiro. Neste ano, além dos seis polos conhecidos - Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público e Benfica – outros três irão agitar ainda mais o Ciclo Carnavalesco 2019, que traz como tema Liberdade que Faz Brilhar Nossa Alegria.

No Centro, o tradicional bar Raimundo do Queijo contará agora com o Polo dos Queijos (aos domingos) e shows que privilegiam, dentre outros gêneros, o bom e velho samba. O Polo do Aterrinho, por sua vez, dará lugar ao Polo Aterro da Praia de Iracema (aos sábados), onde ocorre o popular “circuito das baterias”; o Polo dos Tremembés (aos sábados e domingos), outra novidade, terá atrações diversas que vão desde o grupo Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria ao coletivo Ghetto Roots, Caravana Cultural (bloco Tambores Carnavalescos) e o badalado Bloco das Travestidas.

Enaltecendo a obra de cantores e compositores cearenses, o bloco Luxo da Aldeia, um dos mais queridos e aguardados desse período, será o responsável pela abertura da programação nesta sexta-feira, 1º, a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira, em noite que ainda terá apresentação da G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti, vice-campeã do Carnaval carioca em 2018. “O mote da gente é fazer essa apresentação com todo tipo de ritmo, frevo, marcha-rancho, maracatu, com a guitarra baiana, fazendo uma releitura dessas canções, além das próprias”, explicou Mateus Perdigão (guitarra).

“A gente, por muito tempo, se acostumou que fortalezense não gosta de Carnaval, viaja no período e tal, mas essa ideia de que a gente pode cantar as músicas ‘da terra’ trouxe uma identificação. O Rio de Janeiro canta as músicas que falam do Rio; a Bahia, as suas, então o Ceará também pode cantar as que falam do Ceará. A gente dá um pouco da nossa cara e isso, de certa forma, não deixa de ser um diálogo com outros Carnavais. Tem um pouco do Carnaval da Bahia, de Pernambuco...”, afirmou o guitarrista. Aos sábados, na mesma Praça do Ferreira, a atração será o Concentra Mas Não Sai.

Saindo da praia para o bairro mais boêmio da Cidade, o Benfica terá como palco a praça João Gentil nas noites de sexta e sábado. Sempre das 18h às 22 horas, irão passar pelo polo DJs, artistas e blocos locais, a exemplo de Os Alfazemas, Pedro Falcão e a Sertônica, Coletivo Raízes do Griô, entre outros. Para a criançada, a diversão será aos domingos, no Passeio Público, com as bandas Pacote de Biscoito e Aquarela. Outros equipamentos – Vila das Artes, Teatro São José, Horto Municipal, Rede Cuca, Bibliotecas Cristina Poeta e Herbênia Gurgel – também irão oferecer atividades especiais. Programem-se porque não tem desculpas para não cair na folia.

Teresa Monteiro