Logo O POVO+
Exposições recebem visitas guiadas
Vida & Arte

Exposições recebem visitas guiadas

| Dragão do mar | As duas mostras integraram o Solar Fotofestival e encerram domingo, 3
Edição Impressa
Tipo Notícia
A exposição Miragem reúne 29 trabalhos de fotógrafos cearenses (Foto: Lucas Dilacerda/Divulgação)
Foto: Lucas Dilacerda/Divulgação A exposição Miragem reúne 29 trabalhos de fotógrafos cearenses

Duas exposições do Solar Fotofestival - que aconteceu em dezembro último no Dragão do Mar - terão visitas guiadas nesta semana. As atividades marcam o encerramento das mostras, que seguem em cartaz até domingo, 3 de fevereiro. Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, ocorre a visita guiada à mostra Miragem, em cartaz na Multigaleria do Centro Dragão do Mar. Na sexta-feira, 1º, será a vez de a exposição Sueño de la razón: fotografia e política receber visita guiada, no Museu da Cultura Cearense, também no Dragão.

Miragem é composta por trabalhos de 29 fotógrafos cearenses (ou residentes no Estado há mais de dois anos), que foram selecionados mediante convocatória pública. A proposta é provocar reflexão sobre questões políticas e poéticas atuais, ao criar imagens a partir da observação dos tempos.

A visita será conduzida por parte dos autores, que se reúnem para conversar sobre processo criativo e responder questionamentos do público. Para Iana Soares, curadora da exposição, o momento é interessante para fortalecer a fotografia produzida no Ceará. "Um festival como este fala sobre ter na fotografia uma forma de reflexão, de visão de mundo. É possível ver que a fotografia é muito mais que apertar um botão e perceber os caminhos mais misteriosos e sensíveis que não são automáticos", narra.

Na sexta-feira, 1º, acontecerá a visita guiada à exposição Sueño de la razón: fotografia e política. A mostra expõe os dez anos de trabalho realizado pela Sueño de La Razón, uma revista colaborativa de fotografias feitas na América do Sul. A visita será conduzida por Tiago Santana (fotógrafo e um dos editores do projeto) e Rodrigo Costa Lima (responsável pelo projeto expográfico).

Miragem e Sueño de la razón são duas das quatro mostras inauguradas durante a 1º edição do Solar Fotofestival. Realizado pelo Instituto da Fotografia (IFoto) em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e o Instituto Dragão do Mar, o festival é parte de um plano estratégico de fortalecimento da cultura e das artes por meio da fotografia.

A exposição Terra em Transe, que também faz parte do Solar, com curadoria de Diógenes Moura, segue em cartaz até o dia 31 de março no Museu de Arte Contemporânea. Já a mostra Sobre a cor da sua pele, com curadoria assinada por Rosely Nakagawa, permanece no Museu da Cultura Cearense sem data de encerramento definida. (Gabrielle Zaranza/Especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?