Logo O POVO+
Último lance da corrida
Vida & Arte

Último lance da corrida

| biografia | Vice, de Adam McKay, é o último indicado ao Oscar de melhor filme a chegar aos cinemas nacionais. Comédia retrata vida de Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Christian Bale irreconhecível como Dick Cheney em Vice
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Christian Bale irreconhecível como Dick Cheney em Vice

O primeiro concorrente estreou ainda em fevereiro do ano passado, até então com uma ambição bem distante de ser o primeiro filme de super-heróis indicado aos Oscar de melhor filme (Pantera Negra). Em 11 meses, surgiram refilmagens, cinebiografias, dramas baseados ou inspirados em histórias reais, e até uma obra distribuída pela Netflix, que sonha em abocanhar a principal estatueta em disputa (Roma). Hoje, chega aos cinemas brasileiros a comédia (com toques dramáticos) Vice e, com a estreia, o País recebe exibições de cada um dos oito indicados a melhor filme nos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Vice chega com força na corrida por dois fatores em especial. O primeiro diferencial são as oito indicações: Maquiagem e Cabelo; Atriz Coadjuvante (Amy Adams); Ator Coadjuvante (Sam Rockwell); Ator (Christian Bale); Montagem; Roteiro Original; Direção e Filme. O filme só concorre a menos estatuetas do que Roma e A Favorita. O outro grande fator é Adam McKay.

O nome pode até não ser tão chamativo quanto os dos gigantes de Hollywood. Mas o histórico recente - de 2015, para ser mais exato - conta pontos em favor do diretor. Depois de dirigir uma série de comédias, como O Âncora (2004) e Quase Irmãos (2008), McKay surpreendeu com o digamos bem-humorado drama biográfico A Grande Aposta, que recontava a quebra da bolsa de valores de Nova York em 2008 de um jeito didático e divertido. O longa foi indicado a cinco Oscar e até a véspera era visto como um dos favoritos por ter vencido o Producer's Guild Awards - um dos mais precisos termômetros do Oscar. Desde então, McKay se sedimentou como nome bem visto pelos produtores que movimentam a Academia.

Vice é justamente o sucessor de A Grande Aposta. O filme mantém a marca do humor das obras anteriores do diretor e dessa vez ataca uma das figuras mais controversas do meio político norte-americano: Dick Cheney. Vice-presidente entre 2001 e 2009, durante os dois governos de George W. Bush, o republicano foi também figura importante da gestão de George H. W. Bush - o Bush Pai. Como os dois governos ficaram marcados pela sanha armamentistas e as guerras internacionais, Cheney acabou entrando para a história nesse contexto.

O ex-vice-presidente norte-americano, no entanto, é mais famoso internacionalmente pelo momento conhecido como "acidente de caça", quando atingiu um advogado amigo dele na bochecha, pescoço e colo. O caso foi investigado, com o disparo sendo considerado acidental e mesmo a vítima defende Cheney. Mas o legado de piadas e comentários maldosos ainda persegue o ex-vice. 

O filme em si trata de fatores familiares de Cheney e da relação com a Guerra do Iraque. Partindo do atentado contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001 - momento-chave do governo Bush -, Vice entrelaça questões globais com as domésticas. Christian Bale chama atenção já pela maquiagem, que transforma completamente o ator de 44 anos no político de 77 anos. O elenco conta ainda com Amy Adams, que interpreta Lynne Cheney, esposa do republicano; Sam Rockwell, que dá vida a George Bush; e Steve Carrell, que atua como Donald Rumsfeld - secretário de defesa da gestão Bush.

Datas de estreia no Brasil

Pantera Negra 15/2/2018

Nasce uma Estrela 11/10/2018

Bohemian Rhapsody 1/11/2018

Infiltrado na Klan* 21/11/2018

Roma
14/12/2018 (Netflix)

A Favorita
24/1/2019

Green Book: O Guia 24/1/2019

Vice

31/1/2019

*Em Fortaleza, só
estreou em 2019

O que você achou desse conteúdo?