Logo O POVO+
Último voo
Vida & Arte

Último voo

|estreia|Soluço, Astrid e Banguela partem em nova viagem no universo de Como Treinar Seu Dragão, na parte final de uma trilogia surpreendentemente inteligente, que chega hoje aos cinemas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Soluço e Banguela (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Soluço e Banguela

O que é ser "macho"? Para uns é ser intimidador, forte, violento. Ser, em essência, como a sociedade ocidental sempre pintou os vikings - que são até retratados como peludos e fedidos, para completar o clichê. Essa é a realidade de Como Treinar Seu Dragão (2010), de Dean DeBlois e Chris Sanders, que abriu uma ótima trilogia que se encerra agora. Stoico, pai do protagonista da história - o magricela de voz esganiçada Soluço - é o suprassumo do que se vê como masculinidade e, naturalmente, lidera o povo de Berk contra a ameaça dos dragões.

"Macheza", no entanto, não é qualidade. Tampouco é característica, já que o ideal muda de sociedade a sociedade, de geração a geração. Como Treinar Seu Dragão 3, de Dean DeBlois, é todo sobre um líder destemido, determinado e capaz de feitos heroicos. Acontece que Soluço segue sendo o magricela inseguro com voz de "taquara rachada", como bem define um dos personagens do filme. Diante de tanta adversidade, o protagonista da trilogia é alguém que, com sentimentos, com delicadeza, se prova um personagem extremamente forte. Quase tão forte como Astrid, sua namorada e a verdadeira dona de Berk. 

Existe o lado fácil e mais palpável de Como Treinar Seu Dragão. E ele é essencialmente a amizade entre Soluço e Banguela - o "fúria da noite" que vira melhor amigo do garoto no filme de abertura da franquia. O dragãozinho desdentado com força descomunal é intimidador e fofo - ou seja, manufaturado para conquistar tanto adultos quanto a criançada. E nesse universo construído em três filmes, as criaturas aladas ganham diversas sub-divisões, que inteligentemente são apresentadas de forma enciclopédica nos filmes, através do personagem Perna-de-Peixe.

Mas o que transforma Como Treinar Seu Dragão em uma obra de fato marcante é Soluço. No primeiro filme, ele é quase um filho pródigo, que desperdiça os conhecimentos que o pai tenta incuti-lo. Já ali, no entanto, o rapaz se mostra um agente de revolução. Ele transforma uma sociedade a partir do afeto com Banguela. Nesse terceiro filme, isso tudo está escancarado e, ainda que relutante, Soluço se mostra o tipo de líder que o mundo - não só o do longa - precisa.

Como Treinar Seu Dragão apresenta uma "fúria da luz". Em resumo, uma namorada para Banguela e que quebra o status quo de Berk. Com seu dragão de estimação ocupado, Soluço precisa assumir o papel de protagonista que sempre foi dele. Pela primeira vez, o personagem é realmente o líder dos vikings. Alguém capaz de errar ou acertar, mas sobretudo de tomar decisões. Astrid é alguém com características mais clássicas de homens no cinema - naquela visão machista de força - e o filme consegue ainda não impôr uma competição no casal. 

No meio desse belo crescimento do personagem, Dean DeBlois constrói, mais uma vez, uma trama graficamente bonita e extremamente divertida. O vilão mais uma vez é descartável - novamente um caçador de dragões e, desta vez, logo aquele que promoveu a quase extinção dos Fúrias da Noite. Só que "Como Treinar Seu Dragão" nunca foi sobre o bem contra o mal. Sempre foi sobre voar, sozinho, com o amor da sua vida ou auxiliado pelo seu melhor amigo. Mas voar. 

O que você achou desse conteúdo?