Logo O POVO+
Não era amor, era cilada!
Vida & Arte

Não era amor, era cilada!

|crítica| Distribuída no Brasil pela Netflix, a série You retrata a história de um sociopata que começa a cometer crimes para conquistar a mulher de seus sonhos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
You (Foto: Divulgação/Netflix)
Foto: Divulgação/Netflix You

Exibida originalmente em setembro do ano passado pelo canal Lifetime, nos Estados Unidos, You foi comprada pela gigante Netflix e entrou no catálogo como mais uma produção original do serviço de streaming na última quarta-feira de 2018. Desde então, vem conquistando cada vez mais admiradores. A produção, por ser uma adaptação do livro homônimo mundialmente conhecido, assinado por Carolina Kepnes, já reunia uma legião de fãs aguardando pelo lançamento.

Logo nos primeiros minutos, é possível notar um diferencial, se comparada a outras produções. Narrada pelo personagem interpretado pelo ator Penn Badgley, assim como acontece no livro, o público acompanha toda a história do ponto de vista de Joe Goldberg. Joe é um jovem adulto sem grandes ambições na vida que ganha seus dias trabalhando como gerente de uma livraria.

Até então, ele parece ser apenas mais um cara normal que gosta de emprestar livros para o filho da vizinha passar o tempo, enquanto a mãe briga com o namorado agressivo. Para quem assiste, é possível até começar a se afeiçoar por Joe e por suas atitudes bondosas, que acontecem, inclusive, durante o decorrer dos 10 episódios.

Mas as atitudes do gerente começam a enveredar por caminhos sombrios, quando ele conhece Guinevere Beck, uma aspirante a escritora, interpretada por Elizabeth Lail. Beck vai à livraria comprar um livro e, no momento em que passa pela porta, não sai mais da visão de Joe. Apesar de não conhecê-la, a partir desse momento, a moça vira a obsessão do gerente.

No decorrer ainda do primeiro episódio, Joe se dedica para conhecer e entender mais sobre Beck. Vasculhando suas redes sociais, ele passa a ter informações essenciais. Descobre quem é o namorado dela, conhece as amigas, e por fim, descobre o seu endereço. Informação que se torna essencial para começar a acompanhar diariamente a vida de Beck pela janela da sua casa

O que acaba sendo estranho é que, em nenhum momento, ela usa as cortinas nas janelas, permitindo que qualquer pessoa que passe pela rua possa ver tudo o que ela está fazendo no interior da casa. Esse detalhe pode ser interpretado como uma falha da produção, mas que acaba sendo fundamental para o desenrolar dos acontecimentos.

Aos poucos, é possível ver que, na verdade, Joe é muito mais do que um simples stalker. Ele acaba se revelando um verdadeiro sociopata e assassino. E começa a justificar todas suas atitudes doentias pelo amor que sente - ou diz sentir - por Beck. É totalmente compreensível surgir uma certa empatia pelo personagem no início da história, mas é essencial para quem acompanha a produção ter um olhar crítico com as atitudes que Joe toma ao longo dos episódios.

Além de ser uma história que, no início, muitos podem entender como algo romântico, a produção é marcada por um suspense intenso e cenas de agressão. A produção também é uma boa crítica sobre a forma como utilizamos e nos expomos nas redes sociais.

Outro ponto positivo em You é a escolha do elenco. Além de Penn Badgley, que ficou conhecido mundialmente por dar vida ao mocinho Dan, em Gossip Girl, e Elizabeth Lail, famosa por ter interpretada a princesa Anna na série Once Upon a Time, a série também conta com Shay Mitchell, de Pretty Little Little. Inclusive, o papel de Shay é um daqueles que no início você tem raiva, mas, depois, começa a defendê-la com unhas e dentes.

You é uma daquelas séries que você só consegue parar após ter finalizado todos os episódios. E, para os fãs que aguardam saber o desfecho da história, a 2ª temporada já está no forno.

O que você achou desse conteúdo?