PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Do tempo da locadora

|Infância|

21/05/2019 17:51:37

Sentar em frente à TV depois da aula ou no tempo livre dos fins de semana, abrir um pacote de bolacha recheada e passar horas se divertindo entre aventuras, viagens no tempo e mundos fantásticos. Atividades tão corriqueiras no passado se tornam memórias saudosas na vida adulta. Na véspera do Dia das Crianças, o Vida&Arte te convida a voltar no tempo em uma lista de filmes que marcaram
a infância de muita gente.

Cena de
Cena de "De Volta Para O Futuro"

De Volta Para o Futuro

As aventuras de Marty McFly fizeram grande sucesso, não só na época do lançamento dos filmes, de 1985 a 1990, mas durante várias gerações. A bordo do DeLorean DMC-12, adaptado pelo doutor Emmett Brown para viajar no tempo, Marty mexe no passado no primeiro e no terceiro filme, e chega ao futuro no segundo, mais especificamente em 2015, prevendo diversas tecnologias (algumas que já existem e outras que ainda são ficção). Os três filmes estão disponíveis no Telecine Play ou no YouTube Filmes. Na Netflix, somente o segundo longa está no catálogo.

Cena de Os Goonies
Cena de Os Goonies

Os Goonies

Produzido por Steven Spielberg, que também divide a autoria com Chris Columbus (diretor do primeiro e segundo filme da série Harry Potter), Os Goonies conta com trilha sonora inesquecível na voz de Cyndi Lauper. Lançado em 1985, o filme influencia obras até hoje, como Stranger Things. A série da Netflix, inclusive, recebeu a atuação de Sean Astin, que interpreta um dos pequenos protagonistas do longa. A história acompanha as aventuras de um grupo de crianças que segue um mapa do tesouro que pode torná-los ricos e evitar que as suas casas sejam demolidas. Disponível no YouTube Filmes.

Cena de Os Batutinhas
Cena de Os Batutinhas

Os Batutinhas

O grupo de meninos de nomes engraçados (como Batatinha, Porky e Stymie) cria os mais mirabolantes planos para separar um dos colegas, Alfafa, da menina Darla, por quem ele é apaixonado. A história de amizade e amadurecimento chegou a ganhar uma sequência em 2014, sem repetir o sucesso de seu antecessor de 1994, que faz parte das memórias de diversos jovens adultos de hoje. Os dois filmes estão disponíveis no YouTube Filmes.

Cena de Os Caça-fantasmas
Cena de Os Caça-fantasmas

Os Caça-Fantasmas

Os professores Peter, Raymond e Egon e suas aventuras enfrentando seres sobrenaturais estão gravados nas memórias das infâncias da década de 1980. Até hoje a trilha sonora é uma das mais poderosas marcas desta mistura de comédia com ficção científica. Os Caça-Fantasmas receberam uma sequência em 1989 e um remake protagonizado apenas por mulheres em 2016. Os longas estão no catálogo do YouTube Filmes, enquanto o Telecine Play possui apenas o remake.

OUTROS FILMES

A fantástica
fábrica de chocolates

Os rios de chocolate e as curiosas máquinas de doce de Willy Wonka já receberam duas adaptações: uma em 1971, de Mel Stuart, e outra de 2005, de Tim Burton. Disponíveis no
YouTube Filmes.

Karatê Kid

O treinamento de Daniel San com o Senhor Miaygi já recebeu diversas sequências, a primeira em 1984 e a mais recente, um remake de 2010, com a interpretação de Jackie Chan e Jaden Smith. Disponíveis no Amazon Prime e YouTube Filmes.

O Jardim Secreto

Adaptado do livro de 1911, o longa de 1993 conta a história da menina Mary Lennox que vai viver em uma mansão comandada pela dura Senhora Medlock. Ao lado de um primo adoentado e um amigo gentil, a garota encontra um jardim mágico na propriedade. Disponível no YouTube Filmes.

Os Fantasmas Se Divertem

Um misto de comédia, terror e fantasia, o longa de Tim Burton, de 1988, conta a história de um casal de mortos que contrata o Besouro Suco (interpretado por Michael Keaton) para para expulsar uma família de pessoas vivas de uma casa. Disponível no YouTube Filmes.

A Noviça Rebelde

O drama romântico de 1965 traz a história de uma noviça que sai do convento e vai cuidar dos filhos de um capitão, criados com rigidez. A chegada da mulher na casa muda a rotina da família. O longa é uma adaptação de um musical homônimo. Disponível no YouTube Filmes.

Karatê Kid

O treinamento de Daniel San com o Senhor Miaygi já recebeu diversas sequências, a primeira em 1984 e a mais recente um remake de 2010 com a interpretação de Jackie Chan e Jaden Smith. Disponíveis no Amazon Prime e YouTube Filmes.

O Jardim Secreto

Adaptado do livro de 1911, o longa de 1993 conta a história da menina Mary Lennox que vai viver em uma mansão comandada pela dura Senhora Medlock. Ao lado de um primo adoentado e um amigo gentil, a garota encontra um jardim mágico na propriedade. Disponível no YouTube Filmes.

A Noviça Rebelde

O drama romântico de 1965 da história de uma noviça que sai do convento e vai cuidar dos filhos de um capitão, criados com rigidez. A chegada da mulher na casa muda a rotina da família. O longa é uma adaptação de um musical homônimo. Disponível no YouTube Filmes.

Os Fantasmas Se Divertem

Um misto de comédia, terror e fantasia, o longa de Tim Burton de 1988 conta a história de um casal de mortos que contrata o Besouro Suco (interpretado por Michael Keaton) para para expulsar uma família de pessoas vivas de uma casa. Disponível no YouTube Filmes.

Superman

Anos antes do crescimento da indústria de filmes de super-heróis, o Superman encantou crianças e adultos atravessando os céus em um longa dirigido por Richard Donner. Lançado em 1978, foi um trabalho inovador em efeitos especiais e narrativas, tornando-se o mais caro daquela época. Está disponível no YouTube Filmes.

Iury Figueiredo