Confortável, embora 4x4
A Pajero Sport HPE chega às lojas com posicionamento alto e peito para brigar com a Toyota SW4 e a Chevrolet TrailblazerAs orientações para o test-drive diziam: cerca de 230 km, aproximadamente cinco horas (no total, 3h30min de terra e 1h30min de asfalto). E mais: diversas características diferentes ao longo do percurso, com variações de piso, subidas e descidas. Quem leu isso na véspera já foi dormir sonhando com solavancos. Mas, creia, não foi sofrido. A Pajero Sport HPE, a versão única trazida da Tailândia, com sete lugares, levou e trouxe sem o sacolejo esperado.
Não houve momento em que o SUV de pedregosos R$ 266 mil tenha inspirado insegurança aos tripulantes - motorista e carona. Sim, no caminho havia pedras, além de areia, lama e as limitações naturais de veredas. Em suma, a sensação de quem dirige é a de que a Mitsubishi atentou bem para o conforto. Mas a montadora sabe que há um binômio a atrair o potencial comprador do modelo - gente disposta a conciliar o uso urbano, rodoviário e fora de estrada (seja rural ou litorâneo): conforto e capacidade para enfrentar caminhos difíceis.
Portanto, considerando que tanta ênfase no conforto poderia soar mal a quem compra o modelo e precisa se sentir em um 4x4, a japonesa mantém no console central um botão pelo qual, ao girar, o piloto escolhe um dos quatro modos de tração. A recomendação é optar, mesmo em casos nos quais o piso é asfalto, pelo modo 4x4. É mais seguro pela maior aderência e estabilidade (Ver quadro).
O sistema de trações é o chamado Super Select II 4WD, mas a sopa de recursos traz ainda o controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo para a terceira fileira de bancos.
Nesta dita fileira de bancos, aquela bem lá de trás com os dois lugares extras, é acessível com relativa facilidade. Uma puxada de alavanca garante o recolhimento da fileira do meio. Não havendo porque usar os dois bancos extras, basta embuti-la debaixo do assoalho e passar a uma capacidade de 971 litros de carga. No banco traseiro, a propósito, há saídas de ventilação com regulagem independente do motorista.
A Pajero Sport traz um Off-Road Mode, a deixar o SUV programado para cada tipo de situação off-road: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedras). Cada uma delas tem uma configuração específica. Existem para otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.
O carro tem com motor MIVEC 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência e 43,9 mkgf de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta. É o mesmo propulsor da L200.
Conforme dados da Fenabrave, a federação das concessionárias, o segmento no qual a nova Pajero chega para disputar terreno - on road e off road - é fartamente ocupado pela líder Toyota SW4 (para o senso comum Hilux mesmo), com 13.481 unidades vendidas em 2018. Também por Trailblazer, com 3.853 carros emplacados. Já a Land Rover Discovery Sport teve 3.788 emplacamentos. A Pajero teve seus modestos 1.527 unidades.
*O jornalista viajou a
convite da Mitsubishi
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