NOTAS SOBRE O TIGGO 7
O Caoa Chery Tiggo 7 já havia sido visto. Mas só visto. Ele fora apresentado no Salão do Automóvel, em novembro de 2018, junto com o Tiggo 2 e o Tiggo 5X. Agora ele estreia para valer. Chega em duas versões: T e TXS, por respectivos R$ 106.990 e 116.990.
O POVO o testou em trecho urbano e de rodovia em São Paulo. Tanto guiando como no papel de passageiro. O desempenho do modelo e o conforto a bordo, tanto para motorista e carona, quanto para os passageiros do banco traseiro, explicam por qual razão a Caoa Chery teve a ousadia de apontar armas do goiano para o pernambucano Jeep Compass Longitude (a partir de R$ 125.990).
Na apresentação, a montadora comparou atributos e preços com o SUV da FCA e com o Kia Sportage. Não, não fez o mesmo com o ix35.
O Tiggo7 é produzido na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Divide o teto com o Tiggo5X e Hyundai ix35. O porte do SUV da Caoa é equivalente ao Compass. Tem 4.505 mm de comprimento, 1.837 mm de largura e 1.670 de altura, com entre-eixos de 2.670 mm (40 mm a mais que o Tiggo 5x).
O porta-malas tem capacidade para declarados 414 litros.
Ambas as versões utilizam mecânica idêntica à do Tiggo 5x: motor 1.5 turboflex (todos os carros da marca são flex) de 147/150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O câmbio de dupla embreagem tem seis marchas. A tração é dianteira. É oferecido em quatro cores: branca, preta, prata e cinza.
Design com fluidez, mas o que preocupa é a liquidez. Na descrição da montadora, as linhas do Tiggo7 se inspiram na fluidez das águas, transmitindo ideia de constante movimento. Mas ainda que seja belo e invocado, o que certamente é um desafio para a marca é ganhar a confiança do público, provando que ele é um bom negócio.
Concorrer com um líder, feito o Compass, exige muito investimento em comunicação e valorização dos modelos na troca. A favor do Tiggo7, o histórico de sucesso da marca Caoa, responsável pelo sucesso alcançado pela coreana Hyundai.
*O jornalista viajou a convite da Caoa Chery
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