PUBLICIDADE
Jornal
Lúcio Salazar

Cuidados na estrada

Bate-pronto com Lúcio Salazar, diretor geral das Agências Peixoto

O POVO - Quais são os itens que devem ser checados antes de uma viagem longa de moto?

Lúcio - É necessária a atenção do condutor para seguir as recomendações do fabricante no manual de instruções da moto, bem como os itens pessoais e acessórios adquiridos. Dependendo da distância da viagem, alguns itens devem ser trocados com base na quilometragem. Preventivamente é válido checar:

- Condições do capacete: fivelas, adesivos refletivos e viseira;

- Vestimentas: como luvas, jaqueta, calça e calçados;

- Sistema de Freios - ajustes de pastilhas, discos e fluídos;

- Inspeção de Pneus com e sem câmara: avaliação de calibragem, desgastes e ressecamentos, alinhamento de aro e chassi;

- Checagem de velas, cabos de embreagem, freios e acelerador;

- Verificação de kit de transmissão: composta pela corrente, coroa, pinhão e o engraxamento;

- Iluminação: lâmpadas de freios, farol e setas. Chegar também luzes de alerta no painel, no caso de alguma ocorrência no sistema da moto.

- Nível de fluídos: motor e arrefecimento.

OP- Viajar de moto gasta menos combustível do que fazer o mesmo percurso de carro? Em até quanto o condutor pode economizar?

Lúcio - A relação de consumo está diretamente relacionada à marca e modelo da moto, bem como o jeito de dirigir do condutor. Na loja da Terra Motos Yamaha, tanto o modelo Crosser como o Fazer 150 UBS fazem a média superior a 30 km por litro de etanol e superior a 40 km por litro de gasolina. Como exemplo, a relação de consumo da moto é de a cada litro de gasolina consumido, a motor percorre 40 km. Já num automóvel, por exemplo, a relação é de a cada litro de gasolina consumido, a distância percorrida é de 10 km. Nesse exemplo, o consumo da moto é quatro vezes mais econômico que o do carro.

OP - O motociclista deve portar quais documentações da moto para longas viagens?

Lúcio - No caso de viagens dentro do território nacional, os documentos são: a carteira nacional de habilitação (CNH) categoria A; a documentação da moto em dia vigente. Já para viagens internacionais, tanto na América do Sul como nos demais locais, existe autorizações e licenças especiais que devem ser consultadas pelo o condutor de acordo com o país da viagem.

OP - Na estrada, quais são os cuidados básicos?

Dentre os mais importantes: respeitar e obedecer as sinalizações na estrada, não beber ou fazer uso de medicações que reduzam a atenção ou estimulem o sono, utilizar o centro da faixa de rolagem e redobrar a atenção com buracos, animais e condições como pista molhada. Se hidratar, evitar excessos ao se alimentar.

TAGS