VERSÃO IMPRESSA

Pessoas com câncer também têm benefícios

01:30 | 19/10/2017

A campanha internacional Outubro Rosa reitera anualmente a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Centrando na efeméride, é necessário ressaltar ainda que a isenção do IPI na compra de veículos também contempla pessoas acometidas pela doença. Isto ocorre somente caso o paciente apresente deficiência física nos membros superiores ou inferiores. Ou seja, esteja em condição que o impeça de dirigir veículos comuns. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a deficiência também deve ser comprovada por meio de exames e laudos médicos.
 

Podem ser adquiridos por este público específico veículos - de passageiros ou uso misto - fabricados no Brasil e movidos a combustível de origem renovável. O veículo ainda deve apresentar características que demonstrem que foi adaptado, como o câmbio automático.
 

A isenção de ICMS e IPVA vai variar conforme as leis estaduais. No Ceará, desde 2011 é permitido a pessoas com deficiência o acesso à isenção do IPVA, tanto na aquisição de veículos novos quanto usados.

TAGS