O pneu certo para seu carro
Trocar os pneus do carro pode ser um dilema complicado de resolver. Confira as dicas para fazer a compra certa!Enquanto que o combustível, lubrificante, óleo e água do radiador são itens substituídos constantemente, os pneus demoram a exigir a troca, embora seja um dos itens de segurança mais importantes do carro.
Como os pneus devem suportar a carga do automóvel, transmitir a força de tração, atuar na frenagem e ainda amortecer, a substituição demanda muito cuidado. Eles atuam diretamente no consumo de combustível e no gasto do veículo. É o que diz a gerente e vendedora da Linda Pneus, Shenara Thascila, que destaca a importância de analisar, além do preço, a garantia, o fornecedor, a continuidade do produto, a referência do carro e o diâmetro do pneu. “Se colocar um pneu inapropriado, o seu carro poderá ter a dirigibilidade e estabilidade afetada, além de consumo de combustível em excesso”.
[FOTO2]“Existem pneus para todo o tipo de atuação. O carro com motor mais potente, carro com motor mais fraco, caminhonetes e outros modelos exigem que o motorista leia o manual e identifique a linha de pneus que o veículo exige”, explica. Ela destaca que é preciso conhecer o radial, representado pela letra “R”; a largura; e a referência da marca no mercado.
“Não é aconselhável misturar marcas distintas, muito menos pneus não especificados no manual do proprietário. O problema com a mistura de marcas é que a rigidez do pneu acaba sendo diferente para cada modelo devido ao processo de fabricação. É indicado manter a mesma linha, principalmente em carros que exigem sincronia nos pneus, como uma 4x4”. Ela pontua que ainda é necessário prosseguir com a mesma altura e largura, independente da marca.
[FOTO3]Já o Gustavo Monasterio, engenheiro mecânico e instrutor da escola de Pratika 4X4, enfatiza que o que muda são os compostos de borracha e o processo de fabricação, que variam conforme a fábrica. “Mais um motivo para não misturar os pneus. Eles podem ter arrastos diferentes, o que influencia na estabilidade do transporte”, diz.
“Pirelli, Goodyear, Firestone, Michelin e Bridgestone são boas marcas, e, por consequência, mais caras, apesar de certamente possuírem o melhor custo/benefício”, explica. Já os preços variam, ainda que quanto maior e mais largo, o pneu será mais caro.
É importante fazer rodízio de pneu a cada 3.000km.
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