Golf: hatch turbinado por natureza
Golf ganha fibra e aposta no "recheio tecnológico" e motor turbo com injeção direta. Ele é um dos maiores acertos da Volkswagen. O POVO testou o modelo por dez dias em FortalezaEm sua sétima geração, o Golf não apresenta sinais de cansaço, ou ao menos de que vai ser substituído por um “novato” do segmento. Ele se mantém firme no mercado dos hatches médios, e manda um recado: está cada vez mais venenoso e tecnológico. Para conferir o que o veículo apresenta de acertos (e de erros), O POVO testou o modelo 1.4 Highline por 10 dias nas ruas de Fortaleza.
Debaixo do capô, a alegria é o motor turbo com injeção direta, que entrega 150 cavalos de potência (cv) a 4.500 rotações por minuto (rpm). O torque máximo é de 25,5 kgfm a 1.500 rpm. Graças ao conjunto, o hatch chega em 8,6 segundos na medição de aceleração de 0 a 100 km/h.
A transmissão do modelo é a automática com 6 velocidades e com função Tiptronic, em substituição ao câmbio automatizado DGS. O recurso Tiptronic permite efetuar as mudanças de marcha de forma manual, através da alavanca do câmbio ou pelas aletas no volante. No quesito mudança de marchas, os engates são curtos e precisos. Se você for um entusiasta e gostar de “sentir” a troca, pode optar pela transmissão manual também de seis velocidades.
[FOTO2]O que mais chama atenção, em termos de tecnologia embarcada do Golf, é o sistema de monitoramento Front Assist. O sensor de radar integrado à frente do veículo monitora o tráfego e ajuda o motorista em situações críticas deixando “alerta” o sistema de freios em caso de eventual colisão. Para o condutor, são emitidos sinais sonoros e visuais. Se o motorista não frear o suficiente, o Front Assist age gerando força de frenagem para evitar a colisão. Em suma, ele diminuiu a velocidade, tentando assim minimizar a velocidade de impacto na superfície.
O Golf vem recheado com uma boa relação itens de série, seguindo a tradicional receita de tecnologia e esportividade para cativar o público. Dentre eles o sistema de tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e rodas liga leve 16 polegadas, traz ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro,
lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade.
Avaliação
O diferencial do carro é o motor. A adoção da tecnologia TSI proporciona ao modelo uma aceleração robusta em ultrapassagens. É preciso ter cuidado ao pisar no acelerador. A transmissão com função Tiptronic confere uma sensação de controle para o motorista, mas, se deixar, o carro segue seu curso de troca de marchas sem interferência. A suspensão com eixo de torção na garante melhor contato das rodas com a superfície, especialmente em asfalto irregular. Apesar de todos os mimos e vantagens, o Golf derrape no quesito preço. A montadora pede R$ 101.960 para a versão com transmissão manual e R$ 107.600 para câmbio automático, antes ficava na casa dos R$ 99 mil. Mas ele não ofusca o brilhantismo do hatch médio.
SERVIÇO
Concessionárias Volkswagen em Fortaleza
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