Logo O POVO+
Decoração sustentável
SalaEEtc

Decoração sustentável

Materiais recicláveis para decoração. Quais são as sugestões?
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Segundo o arquiteto Victor Correia, o uso de materiais recicláveis pode reduzir custos sem deixar de lado a beleza da decoração. "Uma boa ideia é utilizar móveis (rack de tv, aparador, bancada da cozinha etc) feitos de madeira de demolição. A madeira já é bastante utilizada como objeto de decoração e, no caso, utilizar esse tipo específico é uma decisão ecologicamente correta. É possível comprar móveis prontos, como também adquirir o produto bruto ou fazer sob encomenda (planejados)."

 

Quanto as cores de tintas para paredes influenciam na decoração do espaço?

 

Escolher a tinta ideal para a parede requer um estudo de que proposta você quer dar ao ambiente. "Deve se ter em mente as sensações que cada uma das cores causa. Um exemplo básico é uso de cores claras, elas dão sentido de amplidão, 'aumentando' o tamanho dos ambientes, já as cores escuras têm o efeito oposto, elas tendem a diminuí-los", destaca o arquiteto Victor Correia.

 

É possível fazer uma boa decoração de sala sem gastar muito? 

 

Muito se questiona se decoração é uma prática de alto gasto financeiro, mas se você pesquisar um pouco vai perceber que ela pode ser feita com custos bem reduzidos, sem alterar o resultado final. "Você pode fazer isso reutilizando alguns objetos, comprando ornamentos e móveis usados, mas que estejam em um bom estado de conservação. Também fazendo uso do artesanato local. Estes produtos podem ser personalizados, tornando-os únicos", diz o arquiteto Victor Correia.

 

Quais os objetos mais em alta no mercado para ambientar uma sala?

 

Opção de decoração é o que não falta, mas os clássicos sempre estarão como os favoritos na lista de desejos dos consumidores. "Quadros são sempre uma boa pedida, seja na parede ou apoiados em uma estante ou prateleira, por exemplo, além de luminárias que tanto fazem parte como também servem para destacar outros objetos de decoração. Os espelhos também, que, além de decorar, podem dar mais amplidão aos ambientes, sejam usados na parede ou no teto", sugere o arquiteto Victor Correia.

O que você achou desse conteúdo?