Logo O POVO+
Estilo rústico
SalaEEtc

Estilo rústico

Tendência está fazendo sucesso entre os jovens
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Característica marcante de variados estabelecimentos descontraídos, o design rústico é uma boa pedida para a decoração da casa?

 

Hamburguerias, bares, pubs. O estilo rústico anda tomando conta dos espaços frequentados principalmente pelo público jovem. Mas será que o estilo seria apropriado para a decoração em casa? Para a arquiteta Érica Dantas, o design rústico é mais adequado em sítios, fazendas e determinadas lojas. 

 

"Normalmente, meu toque rústico em casa é uma parede de pedra, um piso amadeirado ou então alguns móveis vintage. No ambiente residencial, eu opto mais pelo clean", explica a arquiteta. Apesar de preferir um estilo mais moderno, Érica afirma que é possível brincar com pedras e madeira para compor um ambiente rústico elegante.

 

De que forma itens colecionáveis, como discos de vinil, podem fazer parte do design e estilo do cômodo?

 

Alguns colecionadores de vinil são iguais ao avô de Érica Dantas, que nunca tirava os artefatos da caixa. Porém, para aqueles que são menos ciumentos com o objeto, os discos podem decorar o design do ambiente, além de deixar o local ainda mais personalizado. Segundo a arquiteta, o uso de discos de vinil nas paredes do cômodo contribuem para dar um ar antigo ao ambiente. Outros itens colecionáveis como livros, relógios e canecas podem incrementar a decoração do espaço em prateleiras e paredes.

 

Como utilizar utensílios antigos para dar um ar vintage à decoração do espaço?

 

As pessoas costumam preferir designs mais modernos e cleans, segundo Érica Dantas. No entanto, para quem é fã de uma vibe vintage, a arquiteta garante que utensílios antigos nunca saem de moda. A dica da Érica é reformar esses objetos, envernizando e adicionando outros detalhes, por exemplo. "Você pode reformar esses utensílios e utilizar em um espaço moderno, ou até mesmo combinar com um tapete persa, que é uma peça antiga, mas ainda atual". A arquiteta afirma também que o uso da madeira escura cai bem no estilo, além de tornar o ambiente mais elegante e aconchegante.

 

De que forma é possível ampliar o ambiente com o uso de espelhos?

 

Espelhos são uma opção para cômodos pequenos. De acordo com Érica Dantas, o utensílio é capaz de dar a sensação de amplitude em um ambiente restrito quando posicionado em locais estratégicos. "Se uma sala é pequena, então você põe em uma das paredes o espelho, ou então em duas paredes, exatamente para espelhar a imagem e ampliar o ambiente", explica a profissional.

O que você achou desse conteúdo?