Logo O POVO+
Segredo do minimalismo
SalaEEtc

Segredo do minimalismo

Como pensar a decoração de apartamentos compactos?
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Em São Paulo, já se pode encontrar apartamentos de menos de 40 m². Essa tendência tem ganhado força também em Fortaleza. Uma forte aposta para o arquiteto Sérgio Veras é seguir a ideia do minimalismo, ou seja, menos é mais. "Uma tendência muito forte hoje em dia é o design escandinavo. Ele preza muito pela simplicidade, poucos tipos de materiais, delicadeza, tudo isso combina com espaço pequeno. Também, facilidade de limpeza", sugere. Além disso, a utilização do espelho é uma das técnicas para dar a sensação de que o ambiente é maior.

 

Qual a dica para fazer um bom home office?

A principal sacada é primeiramente fazer uma lista das necessidades do morador no home office e distinguir quais os equipamentos realmente serão utilizados. Assim, nada vai faltar e nem sobrar. De acordo com Sérgio Veras, o arquiteto é quem vai ter mais facilidade de extrair essas informações do cliente. "Por exemplo, se a pessoa precisa de uma impressora em casa, se ela precisa de um scanner, tirar xerox, se ela precisa de um desktop ou um notebook. Tem gente que trabalha com gráficos mais pesados e precisa de um desktop, tem gente que trabalha só com texto e um notebook resolve. Outra coisa é a ergonomia. Se ela não pensar nisso, ela vai sofrer, por exemplo, com trabalhos repetitivos", explica.

 

Sofá encapado está fora de moda?

"Está tão fora de moda que eu nem entendi quando você perguntou", brinca Sérgio Veras. Para o arquiteto, além de ser uma prática desatualizada, não faria sentido uma pessoa comprar um sofá se o material dele não ficar exposto. "Eu imagino que é muito aquela questão de antigamente, o pessoal se preocupava muito em deixar a sala arrumada para as visitas, mas não para si". Dessa maneira, ele acredita que seria mais lógico comprar um móvel mais barato ao invés de comprar um que você realmente gosta, porque o seu valor agregado será "escondido" depois.

 

É possível harmonizar azulejos diferentes?

Tanto em pisos quanto em paredes, o revestimento de azulejos com diferentes design pode ser uma alternativa válida para agregar mais personalidade ao ambiente. "Os projetos estão cada vez mais permissivos à criatividade. Você consegue inventar diferentes possibilidades. Mas com bom senso, tem que ter uma análise, tem que ter um senso estético", alerta o arquiteto Sérgio Veras. Se não tiver confiança em sua própria avaliação, a recomendação é consultar um arquiteto. Mas sim, é possível quebrar o padrão de todos os azulejos uniformes e ainda assim ficar harmônico.

O que você achou desse conteúdo?