Logo O POVO+
Para meninas felizes
SalaEEtc

Para meninas felizes

Quarto das Filhas, de Pedro Paulo Rolim e Luara Ciarlini, na Casa Cor usa o método montessoriano
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Inspirado no método Montessoriano, o quarto das meninas é perfeito para a "filha bebê de até dois anos e a filha de 3 a 5 anos", explica o arquiteto Pedro Paulo Rolim que assina o ambiente com a arquiteta Luara Ciarlini. O projeto transforma o espaço em uma floresta encantada, focando em aprendizado e diversão. "A ideia foi simular a atmosfera dos contos de fadas, que tem sempre um castelo e floresta. Por isso a árvore da parede, lâmpadas pendentes que simulam os frutos e luminárias de nuvem", explica Pedro sobre alguns dos detalhes.

 

O método só não segue os conceitos montessorianos na altura da cama e do berço, que foram pensados para facilitar a mobilidade da mãe com as filhas pequenas.

[FOTO3] 

Dicas

 

Para quarto montessoriano a partir do projeto de Pedro Paulo Rolim e Luara Ciarlini

 

Facilidade de ter tudo à altura da criança

 

Portas do closet estão abertas em estímulo à independência

 

Espelho baixo para a criança se reconhecer como indivíduo desde pequena

Um painel verde percorre parte da parede, é uma lousa própria para pincel a base d'água, que é um estímulo à criatividade; o espaço é grande para que a criança gaste bastante energia criativa e evite que saia pintado as paredes de casa

 

Baús coloridos que servem de banquinhos para a criança se reunir com amiguinhos e são também estímulos ao senso de organização da criança, é fácil de ela mesma guardar os brinquedos. Cada um tem uma cor diferente e de forma bem lúdica ainda é possível aprender as cores

 

Banheiro tem escadinha na pia para a criança escovar os dentes sozinha

Piso vinílico, emborrachado para evitar que a criança se machuque ao cair e é rugoso para ser antiderrapante.

 

 

Quanto CUSTa?
[FOTO2]

Pode variar, mas é um projeto realizável para muitas pessoas, garante Pedro Rolim. De forma mais econômica é possível fazer um quarto como o da Casa Cor com valores entre R$ 10 mil a R$ 30 mil.

 

O que você achou desse conteúdo?