Logo O POVO+
Sua casa do seu jeito
SalaEEtc

Sua casa do seu jeito

Posso usar a bicicleta como item de decoração?
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

“Tenho uma teoria que é para usar tudo que você gosta na decoração”, diz a arquiteta Mônica Albuquerque. Ela conta que quando o cliente surfa, pode ser colocada a prancha, quando é músico, coloca o instrumento pendurado na parede. E com a bicicleta não é diferente. O item traz um ar despojado ao espaços e carrega o ambiente de identidade. “O ideal é colocar no quarto, na sala depende do estilo da decoração. Depende também do espaço disponível no ambiente”, diz.  

COMO USAR TINTAS QUE TRANSFORMAM PAREDES EM LOUSA?
 

No mercado, é possível encontrar tintas que transformam qualquer superfície em lousas. Depois de riscar, basta apagar com um apagador. “Usa-se muito em ambientes comerciais, quartos, cozinhas, para fazer anotação de receita, uma frase, um poema…”, diz Mônica. Ela sugere pintar apenas uma parede para trazer equilíbrio ao ambiente. É importante também saber o objetivo daquela parede lousa.
 

COMO USAR O AZUL NO AMBIENTE?
 

“O azul esse ano entrou como uma tendência e um elemento muito mais forte. Voltou com tudo”, destaca a arquiteta Mônica Albuquerque. Segundo ela, a cor tem de ser usada como uma peça pontual, em um sofá ou poltrona, por exemplo. “O ideal é que seja uma cor de destaque diante de outros elementos neutros, como o bege, branco ou preto”, sugere. Ela explica que em ambientes comerciais é possível ousar mais com o azul. Em residências, carregar demais com a cor torna o ambiente cansativo. “O contraste perfeito do azul é o amarelo, são cores que se complementam”, completa.
 

É UMA BOA DECORAR COM ESTAMPA DE ANIMAIS?
 

“Tudo que é mais forte, como uma estampa, tem de entrar como elemento pontual e não o principal da decoração”, comenta Mônica. Revestir com papel parede com estampa de animal pode funcionar em um ambiente comercial que permite mais liberdade. Em residências, apenas como objeto pontual, em uma almofada, cadeira ou um quadro, por exemplo. Para a arquiteta, é importante entrar a sensibilidade do profissional no momento da decoração. “Se você quer ousar, tem de saber o limite porque pode acabar ultrapassado e o que pode ser ousadia acaba virando over”, completa.  

 

DICA DE ARQUITETO 

 

CONVENÇÃO
 

Inovações tecnológicas da arquitetura
 

Fortaleza será palco da 46° Convenção Nacional da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), de 7 a 9 de junho. O tema do evento será “Novas Conexões” e pretende reunir 150 participantes, dirigentes dos maiores escritórios de arquitetura do País, vindos dos estados onde a AsBEA já possua sedes regionais, além de convidados de novos estados.
 

Seis escritórios do Ceará estaõ na comissão organizadora e querem destacar esta edição da Convenção Nacional da AsBEA como a maior já feita até hoje.
 

Entre os palestrantes, estão: André Bello, sócio-fundador do Pacto do Rio, co-responsável pelos eventos TEDSxRio 2011, TEDxRio %2b20, TEDxPiraí e TEDxRio Metrópole 2014, idealizador da plataforma Acredite!; Sabina Deweik, referência mundial em pesquisa de Tendências e Consumo; Marcus Braga, Gerente de soluções analíticas e cognitivas na IBM Brasil; Cristina Della Penna, Head de Construção Civil e CMO da Neoway; Paulo Morais, Diretor Executivo da TOTVS Ceará; Marco Addor, Engenheiro e Sócio Diretor da Addor & Associados e Washington Fajardo, Arquiteto e Fundador da WAU Agência Urbana.
 

Serviço
 

Convenção Anual AsBEA 2018
Data: 7 a 9 de junho
Local: Hotel Gran Marquise (Av. Beira Mar, 3980 - Mucuripe, Fortaleza – CE)
Quanto: inscrições custam R$ 690 e podem ser realizadas pelo site
http://www.asbea.org.br/
Outras informações: 85 3246.4851 | 85 98847.4622

O que você achou desse conteúdo?