Logo O POVO+
O que conversar com crianças que querem ser youtubers?
Reportagem

O que conversar com crianças que querem ser youtubers?

| Internet na infância |
Edição Impressa
Tipo Notícia
Valentina Pontes, a maior youtuber mirim do Brasil (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo Valentina Pontes, a maior youtuber mirim do Brasil

Por consumir o conteúdo de youtubers mirins, cada vez mais crianças têm o desejo de fazer vídeos para a plataforma. Essa vontade, para especialistas, deve ser olhada com cuidado pelos pais. A motivação das crianças pode ser desde se comunicar, expressar sentimentos e criatividade, até ter por trás peso de competição e necessidade de ser popular. Considerar os possíveis benefícios e malefícios que a exposição nas redes pode trazer se torna fundamental.

"Nessa perspectiva de riscos, a gente tem que refletir também sobre a lógica comercial, que muitas vezes está por trás de canais infantis no Youtube. Isso deve ser discutido e problematizado para que o direito da criança à proteção seja preservado e ao mesmo tempo sejam legitimados a sua capacidade de expressão e direito à participação em produções midiáticas", afirma a doutora em comunicação Pâmela Saunders Uchôa. Ela estuda os discursos de caráter publicitário nos conteúdos produzidos por e para crianças na plataforma.

Pâmela explica que os meios de comunicação são importantes ferramentas para a socialização de crianças, no entanto, deve ser sempre respeitado o fato de que elas são sujeitos em formação. Os benefícios de fazer vídeos devem ser levados em conta, como fortalecer a autoestima e a compreensão do mundo em que vivem, mas a competição que faz parte do funcionamento da ferramenta também são aspectos que merecem atenção.

Para a psicopedagoga Carolina Campos Negreiros, é preciso que a criança desenvolva maneiras de lidar com a frustração de talvez não ter um canal de sucesso, com a concorrência e com os comentários negativos. "Os pais têm de se perguntar se seus filhos estão preparados para lidar com isso. Que tipo de cobrança essa criança vai fazer para si? As expectativas podem muitas vezes não ser alcançadas", explica.

Erlania Pontes e Marcos Barroso, pais de Valentina Pontes, a maior youtuber mirim do Brasil, explicam que as conversas sobre o que representa sua fama são constantes. A garota de 7 anos é reconhecida na rua, no shopping e até seus colegas de classe da nova escola precisaram de um tempo para entender que a youtuber é uma criança normal, segundo os pais. "Eu estou trabalhando isso na mente dela. Digo que ela é a maior agora, mas vão vir outras 'Valentinas'. É a maior, mas não vai ser para sempre", diz Marcos. A menina não tem acesso às redes sociais, quem administra tudo é sua mãe. Erlania afirma também que os filhos em nenhum momento ganham tratamento especial. "O 'não' é importante. A gente foi ensinado assim e a gente passa pra eles". (Alexia Vieira)

 

O que você achou desse conteúdo?