Logo O POVO+
Cuidados com a exposição e com o público
Reportagem

Cuidados com a exposição e com o público

Responsabilidade e engajamento.
Edição Impressa
Tipo Notícia
VALENTINA PONTES e sua família - o pai Marcos, a mãe Erlania e o irmão Victor Gabriel (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo VALENTINA PONTES e sua família - o pai Marcos, a mãe Erlania e o irmão Victor Gabriel

As preocupações de Erlania e Marcos agora envolvem lidar com a exposição de seus filhos. Por precaução, Valentina só grava vídeos de legging e meias cobrindo os pés. A escolha tem a ver com as mensagens predatórias deixadas na caixa de comentários. O youtuber Felipe Neto chegou a denunciar uma rede de pedófilos que buscava conteúdo infantil na plataforma. Recentemente, o Youtube desativou os comentários de diversos canais feitos por crianças como uma forma de evitar a prática. Marcos vê como positiva a medida e acha que mostra uma preocupação da empresa com as crianças, ainda que afete o engajamento dos vídeos e a interação com os fãs.

Criar conteúdos ainda é um desafio diário que envolve cuidado com as temáticas e mensagens transmitidas para milhões de crianças. Marcos conta que seguir tendências, por mais que gere muitas visualizações, nem sempre é o caminho escolhido por eles. Em um episódio recente, os vídeos que ensinavam "como irritar a família por um dia" estavam fazendo sucesso na plataforma. "Por que eu vou ensinar isso? Com o conteúdo, queira ou não, a gente está ensinando alguma coisa", diz Erlania. A decisão foi por reverter a lógica e publicar dicas de como agradar as mães. O vídeo teve mais de 1,2 milhão de espectadores.

Outra coisa que notaram é como os vídeos acabam incentivando crianças a comer doces de forma exacerbada. Para driblar isso, Marcos criou o personagem fixo Capitão Abestado, que tem como superpoder ficar mais forte toda vez que come frutas. Além disso, os vídeos buscam ensinar cores, números e palavras básicas em inglês. Isso rendeu à família um contrato com a mesma editora que fez o livro-revista de Felipe Neto para criar um material que ensine a língua inglesa para crianças. O livro será lançado no dia 10 de agosto em Fortaleza, com sessão de autógrafos no shopping RioMar. Depois, os quatro seguirão para turnê passando pela Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

O que você achou desse conteúdo?