Logo O POVO+
Arte em cada grão
Reportagem

Arte em cada grão

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Francisco Rodrigues, 52, cria há 35 anos paisagens e figuras feitas com areia colorida colocada em recipientes de vidro (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Francisco Rodrigues, 52, cria há 35 anos paisagens e figuras feitas com areia colorida colocada em recipientes de vidro

Francisco Rodrigues, 52, cria há 35 anos paisagens e figuras feitas com areia colorida colocada em recipientes de vidro. Mesmo trabalhando em outras atividades, nunca deixou de produzir suas garrafas com areia colorida. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao artesanato, produzindo as peças no Centro De Turismo Do Ceará (Emcetur).

De acordo com ele, os últimos cinco anos têm sido de queda nas vendas. Antes desse período, era possível faturar uma média de R$ 3 mil por mês. Hoje, esse valor fica próximo de um salário mínimo. "Com a minha idade, o mercado de trabalho está fechado para mim. Eu vejo isso como minha única opção", analisa.

Francisco conta que foi com a venda de seus artesanatos que criou as duas filhas, hoje adultas. Mas nenhuma delas optou por aprender e seguir a atividade do pai porque "acham que não é bem remunerado". O artesão diz que sentiu o número de vendas cair ainda mais após o aumento das taxas de despacho de bagagens nos aeroportos. "O brasileiro só leva produtos pequenos porque aumenta muito a despesa deles", justifica.

 

O que você achou desse conteúdo?