Logo O POVO+
Mais efetividade para encontrar desaparecidos
Reportagem

Mais efetividade para encontrar desaparecidos

Edição Impressa
Tipo Notícia

Antes da criação da 12ª Delegacia do DHPP, os casos de desaparecimento eram tratados nas delegacias distritais. Hoje, o cuidado único, a agilidade na apuração de circunstâncias e características fazem diferença na taxa de 77% de sucesso nos casos que chegam à unidade. Quando o desaparecimento é de uma criança ou de um adolescente, a situação é ainda mais prioritária. "Dependendo da situação, antes mesmo de o BO ser feito, a gente parte para a busca ativa imediata", afirma Arlete Silveira.

Um dos desafios, entretanto, é cruzar informações de forma mais rápida e efetiva. Um programa criado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro chega ao Ceará e deverá agilizar as buscas por pessoas desaparecidas. É o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), que agregará Polícia, Guarda Municipal, serviços de acolhimento, Bombeiros, empresas de transporte, conselhos.

"Estamos finalizando o fluxo e os protocolos. Queremos que as informações sejam convergentes, que as pessoas tenham notícias e que o Estado funcione em rede para solucionar a questão", explica o promotor do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Hugo Porto.

O que você achou desse conteúdo?