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Como a mudança da avenida Monsenhor Tabosa acontecerá
Reportagem

Como a mudança da avenida Monsenhor Tabosa acontecerá

Perfil de venda precisará ser diferenciado. Chegada de supermercado na avenida inicia processo de mudanças
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Tipo Notícia

A fórmula do sucesso. Um dos quadriláteros mais caros e desejados do litoral, próximo a atrações culturais e com densidade populacional constante. Características que se traduziram em dinheiro. Desde a década de 1970 que a Monsenhor Tabosa tem talento para a venda, destacou-se com a expansão do turismo, consolidou-se na venda de produtos regionais como a renda e o artesanato. Mas a economia gira, transforma-se e a concorrência não perdoa. Ainda mais se há uma crise financeira instalada.

“Houve uma mudança do perfil do consumidor. Fortaleza, que era a cidade dos corretores de moda, virou a dos sacoleiros da moda. E isso teve a ver com o perfil econômico gerado pela crise”, avalia o economista Alex Araújo. As marcas locais, o maior valor agregado, o tipo específico de tecido e de acabamento foram deixados de lado. Mas a competição só por causa do preço, considerada regra de sobrevivência, pode não perdurar. “Se competir só com preço, uma onda de produtos da Ásia, superbaratos, vem e acaba. É preciso avançar”, considera o especialista.

Esse avanço, para a avenida Monsenhor Tabosa, é sinônimo de novo direcionamento. Economia criativa, algo atual. A ideia de fazer da vida um misto de atrações é bem-vinda, segundo Alex Araújo. “Tem uma experiência em Curitiba, de rua 24 horas. É um caminho com muita racionalidade. Agregar valor pela indústria criativa é uma forma de a economia da Cidade se intensificar”, avalia. Alguns exemplos são o Porto Digital do Recife, que é um parque tecnológico com investimento em segmentos como vídeo, música, fotografia e design; e a capital baiana Salvador, que investe pesado em seu aspecto cultural como impactador da economia regional.

O ex-secretário do Turismo de Fortaleza e diretor da Casablanca Turismo, Henrique Sérgio, destaca que dois dos pilares de uma nova Monsenhor Tabosa devem ser a disponibilidade de serviços e a tecnologia da informação. “Naquele grande shopping do Centro há uma razoável intensidade de serviço, de forma precária, mas que se impõe. E outro componente é a expansão das novas tecnologias. Hoje você faz tudo pelo celular, desde vaga de estacionamento a compra de sapato. E isso tende a se expandir”, avalia.

Um dos protagonistas desse novo momento esperado para a avenida é o Pinheiro Supermercado, que deverá se instalar no local nos próximos meses. Considerado loja-âncora, o empreendimento foi atraído, segundo Alexandre Pinheiro, diretor Comercial e de Marketing da empresa, pela densidade populacional da região e pela ausência de grandes supermercados no entorno. “Temos um plano de expansão da nossa empresa e aquela região estava propícia, grande fluxo de passagem, possibilidade de as pessoas pararem e comprarem”, afirma.

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