Logo O POVO+
A transformação da avenida Monsenhor Tabosa
Reportagem

A transformação da avenida Monsenhor Tabosa

Estudo apontando as condições de mercado para o corredor turístico será apresentado neste mês. Serviços, gastronomia e arte são novos segmentos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
COM A QUEDA na movimentação de clientes nos últimos anos, o número de lojas disponíveis para aluguel aumentou (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES COM A QUEDA na movimentação de clientes nos últimos anos, o número de lojas disponíveis para aluguel aumentou

O corredor turístico que liga o Centro de Fortaleza à Praia de Iracema ganhará cara e economia novas. A promessa é que ainda neste mês a Prefeitura de Fortaleza divulgue estudo que aponte as condições de mercado para a avenida Monsenhor Tabosa, que hoje sofre com a falta de lojas e compradores. Aliar serviços, gastronomia, cultura e arte é a solução apontada. A via, reformada há cinco anos, tem história, visita memórias e está em uma das áreas mais privilegiadas da Capital.

O cenário está diferente, é verdade. Muitas placas de aluga-se, fluxo de carro mais intenso do que o de pedestres, consumidores decepcionados. Mas a Monsenhor Tabosa ainda pulsa. Não é mais reduto dos segmentos de calçados e bolsas, mas é destino certo para quem busca roupa de banho ou de festa. Receberá um grande supermercado e uma nova agência bancária. Suas galerias deverão ser espaço para bares e restaurantes. A forma de vender e comprar mudou e é preciso se adaptar.

Parar o carro nas vagas laterais, olhar até o fim da via e saber que há muitas opções diferentes de produtos, da cabeça aos pés. A Monsenhor Tabosa está nas lembranças mais consumistas e regionais de fortalezenses e turistas. A enfermeira Francisca Mary Pires, 59, conhece essa sensação. "Eu sempre vinha, moro perto, então estava sempre por aqui. Hoje vim comprar blusas para a minha mãe, de um tipo de tecido que não é fácil encontrar em lojas de shopping", conta. Dona Lígia, 84, ao lado, não se importa em andar debaixo do sol quente, mas admite a tristeza em ver tantas portas fechadas. "Nunca pensei que estaria assim", desabafa.

Apesar do estranhamento, mãe e filha entraram em várias lojas, escolheram e compraram. Atualmente, de acordo com a Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont), 160 estabelecimentos continuam abertos ao longo dos 900 metros de avenida. Eram 386 em 2014. Entre as lojas, 90% são alugadas. Uma lei municipal sancionada em 2017, que estabeleceu a via como corredor turístico, permitiu que as lojas ficassem abertas até as 21 horas. A ideia era seguir o fluxo dos turistas, que chegam das praias e costumam comprar até mais tarde. Essa dinâmica não virou realidade.

"As pessoas estão linkando o ato de comprar a um ambiente de diversão e serviço. O efeito shopping center foi muito forte. Você encontra tudo, com segurança garantida", destaca o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Alcy Porto. Conforme ele, parte do projeto pensado para o corredor inclui ambientes de gastronomia dentro das galerias - que já chegaram a comportar até 60 lojas cada. São considerados espaços que comportam grande circulação de pessoas e área para instalação de mesas.

Junto aos lojistas, inovação. O interesse em alugar e empreender na região, suspenso pelos altos valores de locação, está voltando. "Estamos discutindo uma programação fixa. Com isso surgem interessados em lojas. Estamos também fazendo cursos com os empresários, mostrando os novos negócios e o novo consumidor", complementa Alcy. Conforme ele, ainda é preciso mostrar aspectos como a importância de disponibilizar compra em cartão de crédito e da relação positiva entre empresa e cliente.

A avenida em fatos

1970

Em 1970, o turismo começa a se consolidar no Ceará

Monsenhor Tabosa se destaca com a venda de calçados e bolsas

Artesanato, como rendas, também faz parte do comércio

Há atração de grande público, principalmente aos sábados

Confecções começam a se instalar no entorno da avenida, tanto em direção à Praia de Iracema como ao Centro

1980

Em 1980, formam-se novos polos, como Mercado Central e Encetur (Centro de Turismo do Ceará)

A feirinha da avenida Beira-Mar também se consolida e a concorrência aumenta

2014

Em 2014, a avenida Monsenhor Tabosa passou por uma reforma. Na época, eram 386 lojas abertas.

2017

Em 2017, uma lei transformou a avenida em um corredor turístico

Em 2017, as agências bancárias instaladas na avenida fecharam

Atualmente, são
160 lojas abertas

O que você achou desse conteúdo?