Logo O POVO+
A Lei que protegerá nossos dados
Reportagem

A Lei que protegerá nossos dados

Cibersegurança.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Prevista para entrar em vigor ano que vem, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018, deverá ser um divisor de águas no que diz respeito a dados e internet no Brasil. Todas as empresas, de pequeno, médio ou grande porte deverão investir ainda mais em cibersegurança, implementando sistemas para prevenir, detectar e remediar violações de dados pessoais. Sites conhecidos e de renome estão entre os que precisam criar ainda mais obstáculos aos fraudadores em busca de dados.

Em suma, a LGPD vai obrigar que as empresas informem ao usuário se houver algum vazamento de dados ou apenas a suspeita de um. Estabelece também multa para quem não o fizer, além de reforçar a transparência. "As empresas acabam não se preocupando muito porque a estrutura para armazenar dados com segurança é cara e exige contratação de outra empresa especializada. A manutenção precisa ser diária. A infraestrutura pode estar segura hoje, mas amanhã alguém acha uma vulnerabilidade na versão de software que a empresa usa", detalha o sócio-diretor da Morphus Segurança da Informação, Pedro Prudêncio.

Para o coordenador do comitê de segurança e prevenção a fraudes da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), Daniel Marchetti, as instituições estão se preparando para a LGPD. "Claramente é um avanço. Tudo que se refere à proteção de informação é importante, do ponto de vista de prevenção a fraudes", considera. Marchetti ressalta que as empresas já trabalham dentro de um padrão de segurança chamado PCI, que compõem padrões internacionais.

O que você achou desse conteúdo?