Logo O POVO+
Guerra ideológica é uma ameaça à educação brasileira
Reportagem

Guerra ideológica é uma ameaça à educação brasileira

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

São quatro meses de um novo comando no Governo Federal e os cortes da educação já somam mais de R$ 2 bilhões, prejudicando universidades, institutos federais e as mais diversas linhas de pesquisa. Essa guerra ideológica contra a educação brasileira não pode ameaçar ainda mais o desenvolvimento e o futuro do País, pois educação, diferente de Governos, é projeto de longo prazo.

Mais uma vez estamos vendo o MEC deste governo ignorando fatos e tomando decisões sem alinhamento com a sociedade. Investir em educação é investir no futuro de uma nação, e o Ceará é referência no Brasil. Não podemos aceitar corte de verbas em uma área que precisa tanto de atenção.

Além disso, nossa Universidade Federal do Ceará (UFC) - onde temos mais de 43 mil alunos, dos quais 57% egrégios de escolas públicas - é a melhor universidade do Brasil quando se trata de trabalhos com temas de desenvolvimento sustentável, recentemente avaliada pelo ranking britânico Times Higher Education (THE). O Ceará tem ainda o segundo maior número de institutos do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Para se ter uma ideia, 80% dos alunos das IFCEs têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

A Câmara instalou Comissão Especial Externa que vai fiscalizar os trabalhos do MEC. Tive o privilégio de ser designado sub-relator, para analisar a execução orçamentária do ministério e órgãos vinculados. Acredito que essa será uma das maiores contribuições do meu mandato para a educação brasileira. O Brasil só terá um futuro próspero quando tivermos educação de qualidade para todos.

 

O que você achou desse conteúdo?