Logo O POVO+
Devo, não nego, pago quando puder
Reportagem

Devo, não nego, pago quando puder

Finanças pessoais
Edição Impressa
Tipo Notícia

Junto com a carteira assinada, Osmar Neto, 22, conquistou a liberdade financeira que tanto sonhou. Com as responsabilidades do cargo de professor de línguas, veio também um cartão de crédito com um limite maior que o salário. Hoje, dois anos depois, ele acumula uma dívida de quase R$ 5 mil que só deverá ser paga em dezembro.

"Mesmo antes de trabalhar eu já gostava de sair e fazer compras. Quando consegui ganhar meu próprio dinheiro, acabei me descontrolando", assume. O jovem detalha que morar com os pais facilita o pagamento do débito, uma vez que ele não precisa ajudar em despesas financeiras como água e luz.

Osmar revela que já usou diferentes estratégias apontadas na pesquisa "Geração Z: gestão das finanças pessoais" para controlar os gastos. Depois de tentar uma planilha de Excel, ele optou por um bullet journal. Hoje, prefere a facilidade dos aplicativos que alertam sobre o pagamento das faturas e auxiliam a registrar as finanças.

Além de pagar a dívida, o professor conta que usa o dinheiro que ganha mensalmente com alimentação, livros, roupas e produtos de beleza. A preocupação com a aposentadoria não faz parte da rotina do jovem. "Eu nunca vou muito atrás de saber de política e economia, fico sabendo por conversas na família e com amigos", revela, apesar de reconhecer que precisa colocar ordem nos gastos para obter um futuro mais tranquilo.

Depois do susto causado pelas dívidas, Osmar garante que está controlando os gastos, pois pretende fazer um intercâmbio para melhorar a performance como professor, algo que o jovem garante que só acontecerá após pagar o que deve.

O que você achou desse conteúdo?