Logo O POVO+
Previsão é de chuva em todas as macrorregiões
Reportagem

Previsão é de chuva em todas as macrorregiões

| Dia de São José| Conforme a Funceme, a previsão é de céu nublado e eventos de chuva em todas as regiões do Ceará. Estado soma 110,9 mm de média de chuva no mês
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CHUVAS em março no Ceará estão, proporcio- nalmente, dentro da média histórica, de 203,4 mm
 (Foto: Mateus Dantas)
Foto: Mateus Dantas CHUVAS em março no Ceará estão, proporcio- nalmente, dentro da média histórica, de 203,4 mm

Quem olha para o céu neste 19 de março, dia de São José, na espreita pela água terá a esperança que um dia cinza traz para o nordestino. Céu nublado e eventos de chuva devem ser registrados em todas as oito macrorregiões do Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Amanhã, o Hemisfério Sul é marcado pela saída do verão para dar lugar ao outono, fenômeno chamado equinócio de outono.

Apesar do cenário propício para chuvas em todas as regiões, a previsão não indica que choverá em todos os municípios, pondera Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.

"A gente espera que uma boa parte do Estado receba chuva. Parte do Estado pode receber uma maior incidência, mas a Zona de Convergência Intertropical(ZCit) está condicionada de forma que favorece o Estado como um todo. Apesar de a parte sul do Estado estar com menor incidência de chuvas, como no Cariri, essa região também pode receber", explica.

A passagem do equinócio, que este ano ocorrerá no dia 20, marca a mudança de estações, o que impacta na temperatura dos oceanos e, consequentemente, na formação de fenômenos meteorológicos que ditam carestia de água ou precipitações. O equinócio de outono ocorre no dia 20 ou 21 de março de cada ano. O equinócio da primavera, por sua vez, ocorre em setembro. Nos dois dias do ano, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador. Por isso, a duração do dia é igual à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz.

Fritz ressalta que o equinócio não é responsável por chuvas diretamente. "Quando estamos no verão no Hemisfério Sul, essa estação facilita o aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul". Ele explica que a condição ideal para que a ZCit traga chuvas mais regulares é quando as águas abaixo do Equador estão mais aquecidas que as águas acima do Equador. "As nossas chuvas começam no período do verão e se prolongam durante o outono no Hemisfério Sul. As pessoas costumam chamar nosso período de chuva de inverno, mas, na verdade, aqui estamos no verão e outono", ensina.

Conforme Fritz, as pesquisas científicas não chancelam a crença popular que associa as precipitações no dia do padroeiro do Ceará a um bom período chuvoso. "Cientificamente, chover bem no dia 19 não garante que vá chover bem até maio, final da quadra. Temos exemplos de anos em que choveu bem no dia 19, mas não tivemos uma quadra na média ou acima da média. E o contrário também".

O Litoral de Fortaleza foi a única macrorregião que já superou este ano a média histórica para março. Foram 255,1 milímetros (mm) - desvio 1,7% superior aos 250,8 mm registrados na média do mês. Nas outras regiões, as precipitações ainda não alcançaram a normal. Com relação ao Estado, o acumulado está abaixo da média (203,4 mm), com 110,9 mm. "Está dentro do esperado, porque choveu a metade até a metade do mês. Se continuar no mesmo ritmo observado na primeira quinzena, vamos alcançar a média história do mês de março", diz Fritz.

CHUVAS em março no Ceará estão, proporcio- nalmente, dentro da média histórica, de 203,4 mm
CHUVAS em março no Ceará estão, proporcio- nalmente, dentro da média histórica, de 203,4 mm (Foto: Mateus Dantas)

 

O que você achou desse conteúdo?