Logo O POVO+
Dia de ataques na Grande Fortaleza
Reportagem

Dia de ataques na Grande Fortaleza

Foi a maior sequência de ataques do crime organizado em um único dia da história da Grande Fortaleza. Mais de 30 atentados ocorreram em, pelo menos, cinco cidades
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Nunca em um mesmo dia a Grande Fortaleza havia registrado tantos ataques orquestrados pelo crime organizado como ontem. Já eram mais de 30 atentados até as 22h30min de quinta-feira. Os alvos variaram de ônibus (seis tiveram perda total) a fotossensores, incluindo ainda uma concessionária de veículos na avenida Santos Dumont, no Papicu, onde dez carros foram incendiados.

[SAIBAMAIS]

Também foram registrados, entre outros, ataques a prédios públicos da Capital, à subprefeitura de Maracanaú, ao Departamento Municipal de Trânsito de Horizonte, a um posto de gasolina no bairro Damas, além de ataques a bancos, vans e câmeras de videomonitoramento.

[FOTO3][FOTO2] 

Pelo menos três pessoas ficaram feridas durante incêndio a um ônibus no bairro Parque Santa Rosa. As chamas se estenderam a uma residência, atingindo um casal de idosos. O homem sofreu queimaduras leves e, após atendimento médico, foi liberado. Já a mulher inalou fumaça e ainda recebia atendimento no Instituto Dr. José Frota (IJF) na noite de ontem. O motorista do ônibus também foi ferido, mas sem gravidade.

[FOTO4] 

Durante tentativa de ataque a um fotossensor no Eusébio (Grande Fortaleza), houve tiroteio com a Polícia Militar. Um homem que faria parte do grupo que praticava o atentado morreu. Um policial foi baleado, mas não corre risco de morte.

 

O mais ousado dos ataques, porém, foi realizado na pilastra de um viaduto do km 406 da BR-020, em Caucaia (Grande Fortaleza). Por volta da 0h30min, os criminosos tentaram derrubar o equipamento usando dinamite. A explosão gerou um estrondo ouvido a quilômetros do local e provocou a interdição do viaduto.

 

Nas proximidades, foi deixada uma carta com o que seriam exigências do crime organizado para cessar os ataques. Com data de 23 de dezembro de 2018, a mensagem afirmava que retaliações seriam feitas pela intenção do governador Camilo Santana (PT) de trazer a Força de Intervenção Penitenciária Integrada (Fipi) ao Estado. "E isso nós não iremos aceitar". O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, foi o criador do grupamento. Camilo havia anunciado Albuquerque como secretário no mesmo dia.

 

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que as motivações para o ataque são investigadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio de delegacias distritais e metropolitanas. A SSPDS divulgou que 11 pessoas haviam sido capturadas suspeitas de participar dos ataques, sete adultos e quatro adolescentes. Outras sete pessoas foram liberadas após depoimento. Elas seguem sendo investigadas.

 

Cearense 

 

A FORÇA NACIONAL de Segurança será liderada por um cearense a partir de hoje, 4. O coronel da PM Antônio Aginaldo de Oliveira, comandante do Batalhão de Policiamento Especializado (BPE) da Polícia Militar do Ceará, é o primeiro nordestino a assumir o comando da tropa.

 

A POSSE está prevista para 17 horas, segundo informações do secretário nacional da Segurança Pública, general Guilherme Theophilo.

 

NASCIDO em Alto Santo, a 241,1 km de Fortaleza, o coronel atuou na Copa do Mundo 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016, além dos jogos Pan-Americanos e em operações de combate ao narcotráfico nas fronteiras do Paraguai e Bolívia.

 

O OFICIAL é um "Caveira", por ter concluído o curso de Operações Policiais Especiais no Bope, no Rio de Janeiro, em 1995. Ele também tem curso de gerenciamento de crise na Polícia Militar de São Paulo, é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, bacharel em Segurança Pública pela Academia Edgard Facó, da Polícia Militar do Ceará, é especialista em gestão de Segurança Pública na fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, fez curso de sobrevivência na Caatinga no Exército Brasileiro e treinamento em operações de alto risco da SWAT Hollywood.

O que você achou desse conteúdo?