Logo O POVO+
Daniela Nogueira é reconduzida ao cargo de ombudsman
Reportagem

Daniela Nogueira é reconduzida ao cargo de ombudsman

No aniversário de 91 anos do O POVO, comemorado hoje, a jornalista entra em seu terceiro mandato
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Há 91 anos, O POVO começava a circular nas ruas de Fortaleza. Criado por Demócrito Rocha (1928-1943), em 7 de janeiro de 1928, O POVO, jornal mais antigo a circular no Ceará, completa mais um ano rumo ao centenário. Em meio a tantas mudanças no processo de consumir informação, a jornalista Daniela Nogueira inicia um novo mandato como ombudsman do O POVO.

 

Daniela destaca a importância de refletir sobre o momento atual e a prática do jornalismo em tempos de fake news. "Ter de provar a credibilidade a todo instante foi tarefa constante. A proliferação das notícias falsas e a tentativa de minimizar os danos causados por elas foram um fenômeno que levaram o jornalismo a encontrar maneiras de fazer com que o público não aceitasse a credibilidade que tanto alega", enfatiza.

 

Em seu terceiro mandato (2014, 2018 e 2019), ela afirma que "para 2019, diante de um novo governo, em um cenário que nos obriga a estabelecer novas formas de comunicação, continuamos a ter novos desafios. E é bom que existam".

 

"Além de reforçar o compromisso com a credibilidade e com a qualidade do jornalismo feito pelo O POVO, garantir o papel de um ombudsman é fortalecer o debate de questões mais amplas na área da imprensa e de como a notícia é percebida hoje", destaca Ana Naddaf, diretora-executiva da Redação do O POVO.

 

Fazer críticas ao jornal é apenas um dos deveres do ombudsman. Ele tem o poder de usar a coluna semanal para, também, dar voz ao leitor mostrando que ele está sendo ouvido. Atualmente, o ombudsman é responsável por todas as plataformas do Grupo O POVO (GCOP) - O POVO, O POVO Online, Rádio O POVO/CBN e Rádio NovaBrasil FM Fortaleza, além das redes sociais do Grupo.

 

Daniela Nogueira é graduada em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Letras (Português/Inglês), pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É mestra em Estudos da Tradução (UFC), especialista em Tradução (Uece) e pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio FIC). É professora, revisora e tradutora. Já trabalhou no O POVO como editora de Opinião e do suplemento "The New York Times/O POVO". Traduziu para O POVO as colunas dos norte-americanos Thomas Friedman e Paul Krugman. Também já atuou como editora de Primeira Capa, editora de Economia e repórter.

 

O que você achou desse conteúdo?