Logo O POVO+
Policiais envolvidos na Tragédia de Milagres são afastados
Reportagem

Policiais envolvidos na Tragédia de Milagres são afastados

Camilo Santana pede desculpas às famílias das vítimas e anuncia que 12 PMs envolvidos na operação foram remanejados para atividades administrativas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]Foram afastados 12 policiais que participaram da operação que deixou mortos seis reféns, além de oito suspeitos de tentar atacar duas agências bancárias de Milagres, na última sexta-feira, 7. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), na manhã de ontem. O governador ainda reconheceu que foi "infeliz" nas declarações que deu logo após o episódio.

[SAIBAMAIS]"Naquela sexta-feira, a informação que chegou ao meu alcance era de que não havia identificação de quem era refém, de quem era bandido. Acabei (falando) de forma infeliz e que foi mal interpretado pela mídia... Cheguei até a pedir desculpas à família, não era a minha intenção, até porque quem me conhece sabe o meu respeito às pessoas, respeito à defesa intransigente pela vida". E completou: "Minha determinação agora é de que o fato seja apurado de maneira mais rápida pelos órgãos de segurança e pela CGD (Controladoria Geral de Disciplina)".

Camilo afirmou ter colocado à disposição das famílias dos reféns mortos equipes que trabalham com atendimento a vítimas de violência no Estado. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou ter acionado a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) para "prestar todo e qualquer suporte que seja necessário" a essas pessoas.

O governador ainda disse ter entrado em contato com o prefeito Luciano Duque (PT), de Serra Talhada (PE), para onde iam cinco das vítimas; e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), além dos prefeitos de Milagres e Brejo Santo.

Os policiais afastados foram realocados para serviços administrativos. De acordo com a Polícia Militar (PM), os agentes são do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). A corporação não confirma o número exato de agentes afastados. Não foi divulgado o nome dos afastados nem quantos policiais, ao todo, foram destacados para a ocorrência.

Também ontem, o titular da SSPDS, André Costa, assinou portaria nomeando comissão especial para apurar o caso. Compõem o grupo, ao todo, 40 servidores, entre policiais civis e integrantes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A comissão terá até 30 dias para entregar relatório. "Sei que há muitas perguntas a serem respondidas, mas só serão após um trabalho sério, imparcial e técnico de nossos investigadores", declarou Costa. Presidirá os trabalhos o delegado Ricardo Gonçalves Pinheiro, diretor do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI Sul). Terá apoio dos departamentos de Polícia Especializada (DPE) e de Inteligência Policial (DPI) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), além das delegacias de Milagres e Brejo Santo.

Foi instaurado ainda Inquérito Policial Militar (IPM). "Da narrativa dos fatos em anexo, se extrai indicativos que sugerem a possível prática de ilícito penal militar, que carece da devida apuração por meio de instrumento investigatório competente", justifica a portaria, assinada ontem, a abertura do procedimento. Presidirá o IPM o comandante do Policiamento do Interior Sul (CPI Sul), o coronel da PM Júlio Aquino.

As principais dúvidas são referentes à autoria dos tiros que mataram os reféns e às circunstâncias desses disparos. Informações preliminares levantadas pela inteligência da PM, divulgadas pela SSPDS, apontam que os assaltantes renderam pessoas que passavam pela BR-116, após um caminhão ter sido colocado para bloquear o tráfego. Em nota, a Fedex Express, empresa à qual o veículo pertence, afirmou que o motorista não foi ferido e que está cooperando com a investigação. A SSPDS diz que os policiais só se depararam com os criminosos já no decorrer da tentativa de ataque, momento em que houve tiroteio.

14 mortos 

Os reféns mortos na ação em Milagres foram identificados como João Batista Campos Magalhães, 49; Vinícius de Souza Magalhães, 14; Claudineide Campos de Souza Santos, 41; Cícero Tenório dos Santos, 60; Gustavo Tenório dos Santos, 13 (todos os cinco parentes); e Francisca Edneide da Cruz Santos, 49.

Cinco dos oito assaltantes mortos tiveram identidade revelada pela SSPDS. São eles: Claudervan Santana Aquino, 26; Manoel da Silva, o "Eraldo", 44; Rivaldo Azevedo Santos, 22; Mackson Junior Serafim da Silva, 26; e Lucas Torquato Loiola Reis, 18.

Oito suspeitos da tentativa de ataque às agências do Bradesco e do Banco do Brasil de Milagres foram presos ainda na sexta-feira, 7.

O que você achou desse conteúdo?