Logo O POVO+
Dois próximos anos serão para fazer experiências com novo currículo, aponta Seduc
Reportagem

Dois próximos anos serão para fazer experiências com novo currículo, aponta Seduc

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A coordenadora de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Iane Nobre, afirma que ainda não existe um planejamento sobre como a mudança será aplicada nas escolas cearenses, mas que o Estado já tem experiência devido à reforma do ensino fundamental e da educação infantil, aprovadas no ano passado. A elaboração do novo currículo que entrará em vigor no Ensino Médio será feita pelas escolas nos anos de 2019 e 2020, segundo ela.

"A gente está tentando entender, estudando possibilidades", pontua. Conforme a coordenadora, as escolas vão criar e experimentar durante esses dois anos. E só então a Seduc trará uma proposta fixa, com base na escuta à comunidade. Iane avalia que, com base na Lei nº 13.415/2017, que traz novas regras para o Ensino Médio, a proposta poderia ser rígida e engessada, não permitindo muita liberdade. Porém, ela considera que tem se flexibilizado. "É preciso ter uma reforma, do jeito que está não é legal. A gente está aproveitando essa possibilidade de reforma para tentar deixar ideal", frisa.

Iane coloca que as escolas do Ceará não terão necessariamente um aumento na carga horária para se tornar de tempo integral. Ela diz que a mudança apenas alterará a forma como as três mil horas que normalmente são dadas em todo o Ensino Médio serão cumpridas. Segundo ela, agora 1.200 horas deverão ser flexíveis de acordo com as necessidades e interesses de cada colégio. "A escola vai acabar sendo muito livre para criar esse currículo a sua cara", prevê.

O que você achou desse conteúdo?