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Fortaleza: uma cidade que convive com grandes obras em andamento
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Fortaleza: uma cidade que convive com grandes obras em andamento

Obras de iniciativa federal, estadual e municipal estão em andamento em Fortaleza e Região Metropolitana
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Quem precisa atravessar a Cidade todos os dias sabe como algumas obras têm interferido no tráfego. À espera de melhorias de infraestrutura e de novos equipamentos, algumas intervenções têm causado maior transtorno tanto para quem reside próximo como para quem transita nas imediações. Esse é o caso das obras de reparação das juntas de dilatação da BR-116, no viaduto da Borges de Melo, por exemplo. Uma das principais vias de acesso aos bairros próximos ao Centro teve, durante os últimos dias, quilômetros de congestionamento devido ao bloqueio em algumas faixas. Em Fortaleza e Região Metropolitana, pelo menos dez grandes obras estão em andamento.

Uma das mais esperadas, com projeto inicial de 2011, a requalificação da Beira Mar tem custo estimado de R$ 40 milhões e deve se estender até 2020.

Durante realização desta primeira etapa, que se iniciou em julho deste ano, alterações de tráfego precisaram ser feitas, vias bloqueadas e dificuldade de acesso de pedestres se tornou comum. Um dos fatores agravantes nesse complicador é a proximidade da obra das duas últimas estações do Veículo Leve Sobre Trilhos (Iate e Mucuripe).

"Sempre venho pescar aqui (Mucuripe) e o deslocamento ficou muito complicado, tanto de carro quanto a pé. Às vezes eu pago uma pessoa pra levar comigo os peixes e os materiais para o carro que fica estacionado bem distante", afirma Pedro Neto, 30. Ele frequenta o local pelo menos uma vez por semana e cita a dificuldade de locomoção por toda a Cidade.

Moradora do bairro Praia de Iracema desde sempre, Julieta Luiz, 73, reconhece os transtornos. Quase todos os dias vai ao Mercado dos Peixes. "Isso aqui sempre teve mau cheiro, em dias de chuva tem água contaminada, ratos... A gente espera que melhore", diz. Manuela Nogueira, titular da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), explica que todas as obras realizadas contam com encaminhamentos na área de trânsito junto à 

Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para a previsão de desvios. A ideia, conforme ela, é "tentar minimizar ao máximo o impacto para a mobilidade, para o transporte público, para o pedestre, para a população do entorno". Mas, pondera: "Não há como fazer obras de melhoria viária sem impactos para população".

Manuela explica que é feito também diálogo com a AMC para controle de tráfego das obras do Governo do Estado dentro da Cidade. A Secretaria da Infraestrutura do Governo (Seinfra) também comunicou à reportagem, por meio de nota, o andamento das obras na Capital e Região Metropolitana.

IJF 2 

[FOTO3]Com promessa de entrega até o fim deste ano, o 2º andar da obra de ampliação do complexo hospitalar Instituto Doutor José Frota (IJF) deve contar com outros 71 leitos com prioridade para os tratamentos pediátricos. O orçamento conjunto é da Prefeitura e do Governo. Assim, o hospital somará 130 novos lugares para pacientes, voltados para crianças e idosos. A unidade de expansão possuirá cinco andares e será interligada ao atual prédio do IJF por meio de passarelas. Na última quarta-feira, o prefeito Roberto Cláudio visitou o andamento das obras e o funcionamento do 1º andar da estrutura. Conforme ele, a expectativa é entregar o 3º andar, que contará com nove salas de cirurgia e 20 leitos de recuperação, até o fim de junho de 2019. Os dois últimos pavimentos, onde estarão as unidades de tratamento semi-intensivo e as UTIs, ainda não têm previsão para entrega.

 

Obra do Vila do Mar 

[FOTO6]Com segunda etapa de urbanização que começou em março deste ano, as obras do projeto Vila do Mar ainda caminham a passos lentos. A obra total teve início há mais de dez anos. A etapa, que é uma ação integrada entre Governo e Prefeitura, tinha previsão inicial de entrega em dezembro deste ano, conforme foi divulgado em ocasião da assinatura da ordem de serviço, mas não está próxima de ser concluída. As ações incluem intervenções estruturais e sociais nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará, com a instalação de calçadões, ciclovia, iluminação, drenagem, pavimentação, entre outras. A Seinf informa que a segunda etapa tem previsão de conclusão entre agosto e setembro de 2019.

 

Túnel da Via Expressa 

[FOTO5]Iniciadas em agosto de 2013, as obras do túnel da Via Expressa eram uma das promessas para a Copa do Mundo de 2014 e ainda não foram entregues. O túnel longitudinal tem previsão de ficar pronto até o fim deste ano. Na mudança mais recente, a alça da avenida Santos Dumont para acesso à Via Expressa (no sentido oeste/leste) foi liberada no último sábado, 24. Com a liberação da alça, será fechado, de modo provisório, o retorno de acesso à laje superior do túnel da avenida Padre Antônio Tomás. Isso para os veículos que passam pela Via Expressa em direção à avenida Engenheiro Santana Júnior. O bloqueio terá duração de 40 dias. Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito, as intervenções estão 90% concluídas. Ainda conforme a secretaria, as intervenções na avenida Alberto Sá devem se encerrar em julho de 2019.

 

Requalificação da Beira Mar 

[FOTO4]Com projeto previsto desde 2011, sete anos depois as obras de requalificação da Beira Mar tiveram início. As intervenções que começaram em agosto deste ano também têm trazido alguns impactos na região onde está sendo realizada a primeira fase. Dividida em etapas, esta primeira parte é localizada entre a Travessa Bauxita e o Mercado dos Peixes. No local, estão sendo realizados os serviços de demolição do asfalto, que está sendo substituído por piso intertravado, além dos serviços de drenagem. Com interdição de parte da via, o trânsito no local também tem congestionamentos. A previsão de entrega da obra completa é de 24 meses após o início das intervenções.

 

BR-116

[FOTO2]As obras de manutenção nas juntas de dilatação do viaduto da BR-116, sobre a avenida Borges de Melo, tem causado transtornos no tráfego. Em uma das principais vias de acesso ao Centro e bairros adjacentes, motoristas chegam a ficar cerca de uma hora em congestionamentos que se estendem por vias de acesso como as avenidas Alberto Craveiro e CE-401 (Avenida do Aeroporto). O sentido Centro foi liberado ontem, mas do outro lado da rodovia, as obras seguem. Iniciadas no início de outubro, a previsão de entrega pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é janeiro de 2019. A BR-116 tem trecho até Messejana em processo de municipalização.

 

Aguanambi 

[FOTO1]Com início em fevereiro de 2016, as obras da avenida Aguanambi já tiveram o prazo de entrega adiado três vezes desde o início do ano. Com quatro faixas livres para carros, a obra ainda impacta o trânsito e, principalmente, o pedestre que precisa trafegar pelo local. Além disso, os ônibus ainda não circulam pelas estações do corredor exclusivo, que também não estão concluídas. Manuela Nogueira, secretária da Infraestrutura de Fortaleza, afirma que a finalização está prevista para este ano. As intervenções compõem o corredor Messejana/Centro. Além da requalificação da via e viadutos, estão previstos iluminação com fiação subterrânea, ciclovias, calçadas, paisagismo e novas praças.

 

Quarto Anel Viário 

[FOTO8]Chegar ou sair da Ceasa se tornou uma saga neste último mês. O motivo são as obras de duplicação do Anel Viário, realizadas pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER). As mudanças impactam toda a região de acesso ao distrito da Pajuçara, em Maracanaú. Motoristas que circulam pelo Anel Viário chegam a ficar horas em engarrafamentos nos trechos entre CE-060 e BR-116, em Maracanaú, devido aos bloqueios nas vias. Conforme a Seinfra, a obra transcorre em diversas frentes. "Até agora, já foram finalizadas as pontes localizadas sobre o Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte. A obra tem previsão de conclusão até o fim de 2019".

 

Avenida Eduardo Girão 

[FOTO11]Quem trafega pela Avenida Eduardo Girão sabe que é comum a existência de obras de troca de tubulações no local. As intervenções costumam causar bastante transtorno na área. A mais recente foi a obra iniciada no último dia 5 deste mês pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A ação prevê a substituição de trecho da rede de esgotamento sanitário da avenida, no trecho localizado entre a Avenida Luciano Carneiro e a Rua General Silva Júnior. No total, 190 metros de nova tubulação serão implantados na área. A previsão de conclusão é de 60 dias. No trecho em obras será permitido apenas trânsito local.

 

Obra de requalificação da Lagoa da Parangaba 

[FOTO12]Com obras ocorrendo dentro do prazo, a requalificação da Lagoa da Parangaba teve ordem de serviço assinada em agosto deste ano e tem previsão de 12 meses de duração. Orçadas em R$ 4,3 milhões, as intervenções incluem a urbanização de uma área de quase 61 mil metros quadrados que corresponde a toda área existente às margens da lagoa. Além de drenagem da lagoa e identificação de ligações clandestinas de esgoto, estão previstas construção de calçadas, ciclofaixa, paisagismo, áreas de lazer, instalação de nova iluminação e substituição de pisos, entre outros. O projeto, contudo, não prevê a despoluição do manancial.

 

CE-025

[FOTO13]Anunciada em julho de 2017, a duplicação da CE-025 ainda não começou. Conforme a Seinfra, a obra "está atualmente aguardando a emissão das licenças ambientais, que segue o trâmite legal da Semace, e a retirada de postes por parte da Enel". A previsão é que até fevereiro as intervenções sejam iniciadas. A duplicação da CE-025 contempla 5,5 km da rodovia, no trecho Cofeco - Avenida Oceano Atlântico. O investimento é de R$ 18 milhões, do Tesouro do Estado e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O período de obras é estimado em 450 dias.

 

Aeroporto de Fortaleza 

[FOTO14]Também dentro do pacote de obras inacabadas da Copa de 2014, o Aeroporto Pinto Martins foi uma das intervenções retomadas em 2018. Quatro anos depois do prazo estimado para a entrega e após resolução de impasses judiciais, a concessionária Fraport afirmou que as obras estão 37% concluídas. A previsão da empresa é de que no fim deste ano seja iniciada a construção de novo estacionamento; no primeiro trimestre de 2019, nova área de check-in. A previsão de finalização das obras é no primeiro semestre de 2020.

 

Transposição 

[FOTO7]Apesar de não ser da Cidade ou da Região Metropolitana, a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco é uma das principais obras de segurança hídrica para a Capital. Por meio de nota, o Ministério da Integração do Governo Federal afirma que o Eixo Norte, que beneficia o Ceará, está 97% pronto e que deve ser concluído ainda este ano. "Os serviços remanescentes contam com turnos 24 horas para garantir o cronograma de entrega até o final do ano", afirma.

 

VLT 

[FOTO9]Iniciadas há mais de sete anos, as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos aceleraram principalmente neste ano de 2018. As intervenções, no entanto, ainda bloqueiam trechos nas imediações das estações finais (Iate e Mucuripe). O projeto tem previsão de 13,2 quilômetros de via férrea, com dez estações, 12 pontes e 3 passarelas e urbanização das imediações. A Seinfra informou, por meio de nota, que a previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia quando tiver conclusão total. A pasta não estimou, no entanto, data de finalização da obra.

 

Linha Leste do Metrô 

[FOTO10]Também no rol de obras agendadas para entrega antes da Copa de 2014 e após anos de paralisações, com problemas de licitações e quebra de contratos, a Linha Leste do Metrô teve nova ordem de serviço assinada no último dia 7 pelo governador Camilo Santana. O trecho do Metrô de Fortaleza está com intervenções paradas desde 2015 com apenas 1% de execução. Conforme a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), "para concluir este trecho, estão disponíveis R$ 1 bilhão do BNDES, R$ 673 milhões do Governo Federal, além de R$ 186 milhões do Tesouro Estadual. A previsão é de que o trecho seja concluído em quatro anos."

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