Logo O POVO+
Sindicatos de docentes buscam caminhos jurídicos e políticos
Reportagem

Sindicatos de docentes buscam caminhos jurídicos e políticos

Estratégias. Análise de cenário
Edição Impressa
Tipo Notícia

 

As mobilizações em prol da Universidade se concentram e ampliam nos sindicatos. As entidades regionais e nacionais representativas de professores têm organizado reuniões, elaborado declarações e buscado caminhos jurídicos em defesa das instituições de ensino.

"A gente está preocupado, mas está atento, marcando atividades, reuniões e recebendo denúncias de ameaças a professores", informa Sambara Paula, do SindUECE. Já o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) informa que está realizando um mapeamento de ações consideradas prejudiciais às Universidades e buscando meios jurídicos e políticos de enfrentá-las.

A orientação do sindicato é de que professores universitários que forem vítimas de ameaça verbal, moral ou física registrem o ocorrido - salvando imagens das ameaças, em caso de afrontas em redes sociais, ou fazendo um boletim de ocorrência, quando a intimidação acontecer pessoalmente.

O Andes divulgou nota informando que há reuniões semanais com a Fasubra, o Sinasefe e a União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília "para debater os recentes ataques à educação e organizar as formas de resistência".

 

O que você achou desse conteúdo?