Logo O POVO+
Pretos e pardos são maioria entre analfabetos funcionais
Reportagem

Pretos e pardos são maioria entre analfabetos funcionais

Edição Impressa
Tipo Notícia

Além de os mais jovens registrarem desempenho significativamente superior em comparação àqueles de segmentos de idades mais avançadas, pesquisa do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) no Brasil - 2018 dá conta da notória desigualdade entre os grupos étnico-raciais. Dos que foram considerados analfabetos funcionais, dois terços (67%) se autodeclaram pretos ou pardos.

Apenas 3% dos que se classificam como brancos não têm nenhuma escolarização e 1 em cada 4 (25%) atinge o nível superior. Já entre os autodeclarados pretos, a proporção de não escolarizados é de 8% e a daqueles com nível superior é de 12%. Conforme o levantamento, dentre os brasileiros de 15 a 64 anos que se declararam brancos, apenas 4% aparecem como analfabetos. Dentre os que se declaram pardos ou pretos a proporção de analfabetos é de 7% e 11%, respectivamente.

Com relação ao sexo, 72% das mulheres podem ser consideradas funcionalmente alfabetizadas, enquanto essa proporção é ligeiramente inferior entre os homens (69%).

No que diz respeito à situação de trabalho, 56% estavam trabalhando, 22% desempregados ou procuravam o primeiro emprego e 4% aposentados. Do total, 10% se declaravam como donas de casa, "categorizadas à parte justamente para ressaltar sua condição de trabalho não remunerado", segundo o relatório. Só 4% dos entrevistados nunca trabalhou nem estava procurando emprego.

Segundo a pesquisa, um em cada quatro trabalhadores brasileiros (25%) podem ser considerados analfabetos funcionais. Entre os analfabetos, 46% estavam trabalhando, enquanto 71% dos que foram classificados no nível proficiente estavam trabalhando.

EJA 

A Rede Municipal de Educação conta com 86 pólos com mais de 12 mil estudantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede oferece desde o EJA 1, a etapa de alfabetização, até a EJA 4, conclusão do 9º ano.

 

 

O que você achou desse conteúdo?