Logo O POVO+
Médicos cubanos conquistaram a cidade
Reportagem

Médicos cubanos conquistaram a cidade

reportagem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

[FOTO1]

Além da perda de assistência profissional, Morada Nova lamenta ainda ruptura de laços afetivos criados com os médicos cubanos. Emanuella Machado destaca o carisma e o "olhar acolhedor" deles como diferenciais que cativaram a população. "Às vezes, as pessoas não vão aos consultórios apenas atrás de medicamentos, mas de uma palavra acolhedora. Morada Nova perde muito".

 

Também houve muita tristeza do lado cubano. Assistente administrativa de uma UBS do município, Maria Elieuda Freitas chegou a flagrar o momento em que um médico de um posto de Aruaru recebia a notícia. "Ele passou mal". Já no dia do anúncio da ruptura, os médicos deixaram de trabalhar. Um deles soube logo pela manhã, mas continuou a trabalhar à tarde, o que uma agente administrativa de uma UBS usa para exemplificar a dedicação do médico. "Se fosse outro, tinha ido embora pela manhã mesmo".

 

"Nenhum médico brasileiro ? eu trabalho aqui há 13 anos ? completava o horário. Eles completavam", diz Elieuda.

 

"Eles adoraram o Ceará", conta Emanuella. Nenhum cubano quis falar com O POVO. Quando a reportagem esteve em Morada Nova, na quinta-feira, 22, os médicos organizavam a mudança. Nesse dia, festa de agradecimento aos cubanos era realizada em um buffet da cidade, patrocinada pela administração pública em parceria com comerciantes e a ajuda de voluntários.

 

84% das vagas definidas

 

Ontem, no terceiro dia de inscrição do Programa Mais Médicos, cerca 84% das vagas já haviam sido preenchidas.

 

O site do programa saiu do ar três horas após o início das inscrições, na quarta-feira. O Ministério da Saúde diz que o grande número de acessos é  "característico de ataques cibernéticos" e está investigando.

 

Até ontem, 13.341 inscrições já tinha sido efetivadas e 7.154 profissionais já estavam alocados em municípios. Foram feitas 20 mil inscrições.

 

Ao chegar ao município, até 14 de dezembro, o médico deve apresentar todos os documentos. As inscrições vão até 7 de dezembro.

 

FONTE: Agência Brasil

 

O que você achou desse conteúdo?