Logo O POVO+
Bons ventos sopram no setor de energia
Reportagem

Bons ventos sopram no setor de energia

reportagem
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Ceará tem no segmento de energias renováveis oportunidade de impulsionar a economia em bases mais sustentáveis. O potencial natural - com radiação solar que chega, em média, a 5,5 kWh/m² e ventos estáveis o ano inteiro - é inegável.

 

O secretário-adjunto de Energia do Ceará, Adão Linhares, explica que o Estado foi pioneiro no desenvolvimento das energias renováveis no Brasil. Com 76 usinas eólicas e uma solar operando e mais 20 sendo concluídas até 2020, está em terceiro como maior gerador de energias renováveis na geração centralizada do País, atrás apenas da Bahia e Rio Grande do Norte.

 

E está na briga - não somente para retomar a liderança do setor -, como para fazer da área um dos principais vetores de desenvolvimento. Para isso, ele diz que estão sendo realizadas séries de movimentos para melhorar a competitividade, que vai desde incentivos fiscais, simplificação do processo de licenciamento, estruturação de todos os elos da cadeia produtiva, criação de cursos técnicos e superiores, à equipamentos estratégicos como o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

 

"O que fez com que o Ceará se tornasse um dos principais centros de produção industrial de pás e geradores. Hoje exportamos estes produtos para os Estados Unidos. O parque da Vestas, uma das principais empresas do mundo, pretende produzir na sua base no Ceará turbinas de 4.2 megawatts".

 

Pablo Ribeiro, sócio-diretor da cearense Inova Energy, uma das maiores empresas de consultoria em projetos energéticos do País, diz o movimento tem colocado o Ceará no radar de muitas empresas do setor, mas de outras interessadas em diversificar suas fontes de energia. "E a tendência é crescer mais ainda, com o aumento do interesse das empresas em ter selo verde".

Linhares acrescenta que a ideia é, em breve, lançar um programa específico para atrair empresas do setor de energias renováveis para os municípios do Sertão Central."É uma forma de descentralizar a economia, dar novo uso para terrenos desertificados, fomentar toda uma cadeia de negócios e gerar renda para população".

 

O que você achou desse conteúdo?