Logo O POVO+
A repercussão do anúncio do futuro ministro
Reportagem

A repercussão do anúncio do futuro ministro

reportagem
Edição Impressa
Tipo Notícia
O anúncio de que o juiz federal Sérgio Moro aceitou assumir o Ministério da Justiça repercutiu de diferentes formas em entidades ligadas ao Direito e especialistas. O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre, afirma que todo e qualquer juiz precisa se manter distante dos interesses postos sob seu julgamento. "Além de se manter distante, ele precisa mostrar que está distante", argumenta.

 

Mesmo assim, diz acreditar que Moro pode fazer boa gestão. "Os parâmetros para medir se vai ou não fazer bom trabalho é a compreensão de que a Segurança Pública, a Polícia Federal, a investigação com inteligência precisam estar dentro dos limites legais", argumenta.

 

Já a professora de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cynara Mariano, diz que a decisão de Moro em aceitar o convite está dentro do campo da liberdade e legalidade. Entretanto, fala que chama atenção o fato de Moro já ter dito, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que jamais entraria para a política.

 

Além disto, ela avalia que é ingênuo não levantar suspeitas sobre a imparcialidade do juiz que condenou Lula em 1ª instância no caso do triplex em Guarujá. "Logo após o governo eleito, contrário a Lula, fazer convite e o juiz aceitar", considera.

 

Pelo Twitter, o responsável pelos processos da Lava Jato no Rio, juiz Marcelo Brettas, diz torcer pelo excelente trabalho do colega. "Competência profissional e dignidade pessoal não lhe faltam para exercer as maiores funções em nossa República".

 

Em nota conjunta, Sindicato de Policiais Federais de São Paulo (SINDPF-SP), Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) e Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) afirmaram que o aceite de Moro reflete "momento histórico", em que mudanças reais podem se dar no País. "Não havia pessoa mais capacitada e preparada". (Carlos Holanda, especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?