Logo O POVO+
O cuidado com os pacientes
Reportagem

O cuidado com os pacientes

Currículo. Nova grade
Edição Impressa
Tipo Notícia
Substâncias, processos e reações químicas são apenas uma parte do conhecimento que o curso superior em Farmácia oferece. Atualizada, a nova grade curricular nas universidades também inclui o cuidado na abordagem do paciente.

 

"Desde o ano passado, foi aprovada a nova diretriz curricular nacional, foi exigido que tenha o cuidado farmacêutico de forma transversal. A intenção é humanizar o aluno desde o início. A partir do 3º semestre, já pode estagiar. 

 

Antigamente não podia", explica Vanessa Fernandes-Vieira, professora de pós-graduação em Farmácia Clínica. Ela conta ainda que, com 10 semestres de estudos, a maior parte deles já pode se dedicar à prática, que é uma tendência no ensino.

 

A pesquisadora defende que esse tipo de formação do farmacêutico traz uma enorme vantagem para os empregadores: a fidelização do cliente. Na medida em que a relação se torna mais próxima, quase pessoal, o paciente tende a voltar para ser atendido pelo mesmo profissional.

 

Há mais de dez anos, a professora Emília da Silva Severo, de 60 anos, frequenta a mesma farmácia por conta do profissional que ela conhece apenas pelo sobrenome Alves. Para a cliente, o conselho do farmacêutico é sempre certeiro e muito responsável. "Eu só vou na farmácia no horário em que ele está. Ele chega 7 horas e, às vezes, chega 18 horas. Vai andando para a farmácia. A farmácia é mais cara, mas o atendimento é muito bom e deixo de comprar no mais barato para ser atendida por ele".

 

Emília explica que o farmacêutico lembra do histórico de todos da família. O marido faz acompanhamento dos níveis de glicemia com Alves.

 

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi uma das forças atuantes na mudança do papel do farmacêutico na farmácia contemporânea. A entidade informa que tem buscado mudanças nas regulamentações e legislação e oferecido cursos profissionais. "As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia contemplam, em seu bojo, quatro mil horas, com cinco anos de integralização e três eixos para a formação, sendo predominante o Cuidado em Saúde (50%).

 

Os demais são Tecnologia e Inovação em Saúde (40%) e Gestão em Saúde (10%). Outro avanço é que os estágios passaram a ser iniciados, no máximo, até o 3º semestre, e os cursos apenas podem ser coordenados por farmacêutico", afirma o presidente do Conselho, Walter da Silva Jorge João.

 

O que você achou desse conteúdo?