Logo O POVO+
Trunfos da melhor escola pública de ensino médio do CE
Reportagem

Trunfos da melhor escola pública de ensino médio do CE

| EDUCAÇÃO | Escola Adriano Nobre, de Itapajé, é a 8ª melhor de ensino médio da rede pública do País, conforme o Ideb 2017
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Ao soar o sinal, próximo do meio-dia, as turmas de ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé, começam a deixar as salas de aula. Em direção ao refeitório, os adolescentes caminham em fila, sem correria ou alvoroço, ainda que a fome atine na hora do almoço. A instituição, localizada a cerca de 128 km da Capital, foi a melhor do Estado e a 8ª do País no âmbito do ensino médio público, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.

 [VIDEO1] 

Cercada por serras e caatinga, a tranquilidade na instituição de tempo integral se integra à paisagem natural da cidade que tem cerca de 51 mil habitantes. 

 

Durante o dia, as atividades se alternam. Enquanto algumas turmas se concentram em aulas ou seminários em sala, outras se reúnem no pátio em um círculo de leitura ou encenam no auditório uma peça baseada em Machado de Assis, por exemplo.

 

[SAIBAMAIS]Segundo a diretora Silvandira Mesquita, além de seguir a matriz regular de ensino, a escola possui autonomia para promover distintos projetos e atividades, que se enquadram numa base curricular diversificada. Soma-se a isso a formação profissional em Administração, Contabilidade, Enfermagem, Finanças, Informática e Meio Ambiente.

 

A disciplina é marca visível no comportamento de alunos e no modus operandi da instituição. "Eles têm ordem de saída para o lanche, para o almoço, para respeitar a equidade. Cada dia uma turma sai primeiro e depois vai alternando. Sempre em filas, obedecendo o espaço do outro. E aí não tem esse alvoroço. Dá uma ideia de tranquilidade e respeito ao colega", indica a gestora.

 

Entre os alunos, o regramento é bem assimilado e considerado até um dos  principais fatores que não só sustentam o bom desempenho em testes, mas também facilitam a adoção de uma rotina de estudo eficaz para a aprendizagem, tanto na escola como em casa. Até porque aliar os ensinos médio e profissionalizante significa ter de lidar com conteúdo programático de dois currículos distintos. De segunda a sexta-feira, são nove disciplinas ofertadas durante a manhã e a tarde.

 

"Quando a gente chega, tem dois dias de preparação só pra essas regrinhas. Então, acaba se acostumando. Quando lembro que na minha antiga escola não tem isso, eu penso como é que funcionava", compara a estudante Ivana Brandão, 17 anos. "Isso ajuda a gente a organizar o tempo, a ter foco e meta", completa a colega Ianne Silva, 17. Ambas estão no terceiro ano e estudam Administração.

 

Como atingir bom desempenho no Ideb, em um cenário em que o próprio Ceará e o País não alcançaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio em 2017, é uma das indagações que se erguem. Outra é como a escola consegue destaque, uma vez que integra o grupo de 119 EEEP uma das principais políticas educacionais do Estado que, em tese, possuem um modelo padronizado.

 

Silvandira explica que os estudantes são preparados desde o 1º ano do ensino médio com aplicação de simulados e resolução de questões que englobam conteúdos e habilidades cobrados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A preparação, contudo, faz parte da rotina de escolas que almejam bons resultados. O diferencial, então, estaria nas "minúcias".

"Todas as pessoas, do auxiliar de serviços ao núcleo gestor, sabem que o seu papel fundamental aqui dentro é cuidar da educação integral dessa juventude. 

 

A preocupação com o currículo não é só para as avaliações externas. Temos aulas voltadas para cuidar do emocional e inúmeros tipos de saúde: relacional, familiar, espiritual. A gente cuida desses aspectos para que os alunos saiam daqui não só preparados para ingressar no mercado de trabalho, mas para a vida", resume a diretora.

O que você achou desse conteúdo?