Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/header.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/header.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

VERSÃO IMPRESSA

Embate deu visibilidade a cobranças e propostas para o Estado

| debate | Participação do candidato à reeleição Camilo Santana (PDT) alimentou expectativas e oportunizou embates considerados necessários pelos adversários

01:30 | 28/09/2018
Primeiro a chegar à sede do O POVO na noite de ontem, o candidato Ailton Lopes (Psol) expressou boas expectativas dizendo que os debates são "uma oportunidade de mostrar as ideias, confrontá-las de maneira aberta, democrática e em posição de igualdade, diferente por exemplo do que a gente vê no resto do sistema eleitoral, tanto no que diz respeito a programa de TV, quanto a outras estratégias".

 

Ausente no primeiro debate entre candidatos ao Governo do Ceará, o candidato à reeleição Camilo Santana (PT), chegou ao estúdio da TV O POVO logo após Ailton. Antes do programa, afirmou que esperava por um encontro "respeitoso" e "democrático" e justificou não comparecimento ao debate anterior.

 

"As pessoas precisam entender que eu sou o governador do Estado e tenho minhas responsabilidades. Não participei do debate porque eu tinha uma agenda administrativa", argumentou.

 

General Theophilo (PSDB) e Hélio Góis (PSL) chegaram em seguida. O tucano ressaltou a necessidade de o público ouvir as propostas de cada candidato. "Isso é muito importante para a gente ter uma democracia concretizada e amadurecida no nosso País. Já Hélio arriscou uma avaliação prévia: "O que dá a tônica (desse debate) por exemplo são pessoas de bem versus pessoas que de repente estão mal intencionadas. A administração atual, os descasos e os desmandos dão a tônica".

 

Ao final do debate todos os candidatos avaliaram o encontro como proveitoso. "Os quatro apresentaram (propostas), o eleitor vai escolher, tem gente de esquerda, gente de direita, gente de centro, e aí compete ao eleitor ver qual a melhor proposta que se adequa mais ao seu temperamento", afirmou Theophilo.

 

Ao ser perguntado sobre as chances de ser eleito, considerando o debate, o General respondeu que "excelentes", e reforçou: "Sempre considerei, se não, não estava aqui."

 

Para Ailton Lopes, o encontro serviu para "confrontar as ideias e mostrar a farsa que o Governo Camilo Santana tem mostrado pro Estado do Ceará e que há outra opção para o povo". Segundo ele, o candidato à reeleição não respondeu a contento. "Mas a gente conseguiu mostrar para o povo aquilo que o povo já sabe que acontece. As pessoas sabem que não é aquela propaganda, a vida delas", defendeu.

 

Principal alvo de críticas do evento, Camilo considerou que o debate foi "tranquilo", uma oportunidade para mostrar realizações e classificou as críticas como "naturais". "Para quem está no comando do Governo, é natural que as críticas sejam feitas. Mas eu recebo, eu sou uma pessoa de muito diálogo. Sempre recebi as críticas de forma construtiva". Sustentou.

 

Para o candidato Hélio Góis, o debate foi o momento de se mostrar como uma alternativa "à esse modelo de esquerda que está levando o nosso estado ao ocaso". O candidato mostrou-se otimista quanto às chances de ser eleito, desconsiderando os resultados das pesquisas de intenções de voto. "A única pesquisa que realmente importa tem nome de apuração e isso será feito depois de terminadas as eleições, no dia 7 de outubro. Essa é a única que me importa. Até lá qualquer outra é perfumaria", arrematou. (Colaborou Carlos Holanda, especial para O POVO)

 

CRITÉRIO

 

Foram convidados para o debate do O POVO somente candidatos abrigados em partidos com pelo menos cinco representações no Congresso Nacional - considerando deputados federais e senadores.

 

PAPÉIS

 

O candidato Hélio Góis (PSL) foi o participante que mais papéis levou para o debate. Ele os organizava conforme os temas.

LUCINTHYA GOMES

TAGS


Warning: include_once(includes/paginas/opovo/col.dir.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/col.dir.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305

Warning: include_once(): Failed opening 'includes/paginas/opovo/online/geral/footer.php' for inclusion (include_path='.;C:\php\pear;D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src/libs/google-api-php-client/src/') in D:\msx\wwwroot\portal\opovo\src\scripts\Includes.inc.php on line 305