Logo O POVO+
Camilo amplia chances de vencer no 1º turno
Reportagem

Camilo amplia chances de vencer no 1º turno

| CEARÁ | Levantamento mostra que Camilo cresceu cinco pontos e aumentou vantagem sobre Theophilo
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

O resultado do Ibope divulgado ontem consolida trajetória ascendente do governador Camilo Santana (PT) na corrida ao Palácio da Abolição.

Candidato à reeleição, o governador melhorou o próprio desempenho, saindo de 64% do levantamento anterior, feito ainda em agosto, para 69%.

[SAIBAMAIS] 

O petista é o único candidato que cresce fora da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem, a segunda desde o início da oficialização das candidaturas, foi contratada pela TV Verdes Mares.

 

Em segundo lugar surge o postulante tucano General Theophilo, que oscilou três pontos e chegou a 7%. Hélio Gois, do PSL, manteve os 2% do último questionário, seguido por Ailton Lopes (Psol), que oscilou um ponto e agora tem 1%, e Francisco Gonzaga (PSTU), que também baixou um ponto e ficou com 1%.

 

Mikaelton Carantino, do PCO, renunciou à disputa depois que sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

 

O Ibope ouviu 1.204 eleitores em 60 cidades cearenses, entre os dias 21 e 23 deste mês. Brancos e nulos chegam a 13%. Não sabem e não responderam somam 6%.

 

O instituto aferiu ainda a rejeição dos candidatos ao Governo do Estado. General Theophilo lidera nesse quesito, com 34%, acompanhado de Gonzaga (33%), Ailton (28%), Hélio (27%), Mikaelton (24%) e Camilo (13%).

 

O quadro do Ibope aponta para uma provável vitória de Camilo ainda no 1º turno das eleições no Ceará. Em entrevista ao O POVO ontem, o governador afirmou que a vantagem em relação a seus adversários traduz-se num "sentimento de muita gratidão ao povo cearense".

 

Questionado sobre margem tão ampla (62 pontos à frente de Theophilo), o chefe do Executivo disse que o "resultado enche de orgulho", mas "não existe eleição fácil". E acrescentou: "Todas as eleições para mim são iguais. Vamos trabalhar da mesma forma".

 

Segundo colocado, Theophilo, um estreante em eleições, minimizou o resultado do Ibope. "Pesquisas refletem momentos e também metodologias", disse.

 

O tucano citou o caso da eleição para o Governo de Tocantins, na qual Kátia Abreu, então candidata e hoje vice na chapa do presidenciável Ciro Gomes (PDT), "liderava as pesquisas, mas sequer foi para o segundo turno".

 

Para o General, "é importante lembrar também que a maioria dos eleitores consolida sua decisão nos últimos dias da campanha". E prometeu: "Até lá, vamos lutar para vencer. Quem nos conhece, acredita. Vamos em frente, confiantes no trabalho que realizamos".

 

Na briga pela sucessão ao Governo, Camilo comanda uma coalizão de 24 legendas. O candidato tem maioria do apoio de prefeitos. Nos últimos dias, Theophilo tem se queixado de que gestores tucanos no Interior não têm apoiado a sua candidatura, preferindo votar no petista.
(Henrique Araújo e Wagner Mendes)

 

Votos válidos

 

Na pesquisa Ibope divulgada ontem, o governador Camilo Santana (PT) mantém 86% das intenções de votos válidos. General Theophilo (PSDB) sai de 6% para 8%. Hélio Góis (PSL) tem 2%; Francisco Gonzaga (PSTU), 2%; e Ailton Lopes (Psol), 1%. A pesquisa foi realizada de 18 a 24 de setembro e está registrada na Justiça Eleitoral do Ceará sob o número 09888/2018.

O que você achou desse conteúdo?